Futebol

Vasco perde para o Botafogo no Engenhão por 3 a 1

Em um olhar retrospectivo, é possível dizer que éramos consideravelmente mais puros em 2013. Naquele tempo, lava-jato não remetia à corrupção e 7 a 1 não era sinônimo de vexame; impeachment era exclusividade de Fernando Collor de Mello, e rebaixamento, uma única página triste nas histórias de Botafogo e Vasco. Hoje, no Nilton Santos, as equipes voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro, depois de quatro anos. Foi tempo suficiente para os clubes e o país serem virados do avesso.

Pelo menos o contexto do confronto desta noite é bem mais nobre do que o passado recente das duas equipes. Quem vencer será o carioca mais bem colocado na tabela da Série A. Com 15 pontos, garantirá um lugar entre os seis primeiros colocados, na zona de classificação para a Libertadores. Cenário que contrasta com as duas quedas do Cruz-maltino, em 2013 e 2015, e o descenso alvinegro, em 2014.

É justamente a gangorra vivida pelos rivais que explica o longo período sem que o clássico ocorresse na principal competição do país. Botafogo e Vasco atravessaram problemas econômicos e esportivos semelhantes, e atualmente o primeiro sinaliza para o segundo a forma de sobreviver dignamente na selva da Série A.

Isso porque o alvinegro de Jair Ventura, em meio às limitações de investimento, apostou em um esquema de forte defesa e contra-ataque para escapar do rebaixamento ano passado e se tornar um dos brasileiros mais sólidos na Libertadores deste ano.

— Nossa equipe vem se doando ao máximo. Sabemos da importância do clássico e da força da nossa torcida — frisou Rodrigo Pimpão, confiante.

PUBLICIDADE

Briga pela Libertadores

O mesmo caminho, Milton Mendes tenta traçar em São Januário. Com menos recursos que vários rivais no Brasileiro, o Vasco aposta no espírito coletivo para se sobressair na competição. Por enquanto, o time desacreditado se mantém no lado de cima da tabela.

— Não vai ser fácil, mas temos qualidade para brigar pela Libertadores. O Vasco e eu não temos que provar nada a ninguém — afirmou Luís Fabiano, esperança do time hoje.

Ficha de Jogo

Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Camilo) e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger.

Vasco: Martín Silva, Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Wellington (Jean), Douglas, Yago Pikachu, Mateus Vital e Nenê; Luis Fabiano.

Juiz: Leandro Vuaden (RS).

Local: Nilton Santos.

Horário: 21h.

Transmissão: Premiere e Rádio Globo.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário