Clube

Fisiologista faz avaliação do grupo vascaíno e comemora

Depois de 16 dias de trabalho em 2015, o Vasco chega à metade de sua pré-temporada. Foram quatro dias de exames médicos no Rio de Janeiro e mais 12 de treinos em Pinheiral, no interior do Rio de Janeiro. No total, 21 atividades entre a academia e o gramado do CT João Havelange. E pelo menos até aqui a comissão técnica cruz-maltina tem um dado para comemorar: apesar da intensidade natural dos trabalhos, nenhum jogador se lesionou na primeira parte da preparação.

Resultado do trabalho da comissão técnica, do departamento médico e da estreia do Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (CAPRRES), conceito implantado no Vasco pelo coordenador científico Alex Evangelista. Todos os dias, preparadores físicos, fisiologistas, nutricionista e psicóloga se reúnem em Pinheiral para a elaboração de cronogramas individualizados com base nos estudos das avaliações e testes físicos de cada jogador.

O objetivo do projeto é desenvolver e criar um centro de saúde que integre todas especialidades relativas à medicina esportiva. Para isso, o clube utiliza aparelhagem de primeira linha que atende também a equipes da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. Evangelista trouxe boa parte de equipamentos e o Vasco já compra e encomenda outros que custam cerca de R$ 500 mil. O Cruz-Maltino agora busca parceiras e também um local para a implantação da parte física do CAPRRES, que conta com o apoio do presidente Eurico Miranda. O custo total - entre obras e novos equipamentos, a maioria deles importados do Japão, dos Estados Unidos e da Alemanha - é estimado em R$ 1 milhão.

- A utilização desses equipamentos de última geração conseguiu nos trazer todas as informações que necessitávamos para traçar os planos de treinamento. Isso nos facilitou. Isso favoreceu esse resultado de chegarmos até aqui sem nenhuma lesão e em constante crescimento das valências físicas planejadas - frisou o fisiologista Renato Fonseca.

O último treino foi no sábado. Neste domingo, o Vasco encerra sua passagem por Pinheiral com o jogo-treino diante do Volta Redonda. Na segunda, dá início à segunda metade da pré-temporada, que será dividida em duas partes: primeiro a viagem à Amazonas para a disputa do Torneio de Manaus contra Flamengo e São Paulo. O restante dos treinos deve ser no Rio de Janeiro até a estreia no Campeonato Carioca, contra a Cabofriense, dia 1º de fevereiro.

- O grupo chegou muito heterogêneo. A resposta deles tem sido muito boa. Suportaram bem toda a carga programada. Monitoramos todos os atletas que estão aqui Pinheiral. Tudo está correndo conforme o planejado. Estamos alcançando as metas que foram estabelecidas. Uma das coisas que nos beneficiou foi termos feito as avaliações ainda em São Januário. Ali conseguimos traçar um diagnóstico e já chegar aqui com algumas cargas de treinamento já definidas - encerrou Renato Fonseca.

Fonte: ge
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir