Torcida

Vascaínos e flamenguistas tiveram ao menos sete conflitos em 2015

Há tempos que São Januário carrega o estigma de ser incapaz de receber com segurança jogos com a grandeza do deste domingo, entre Vasco e Flamengo. O estádio é antigo e o acesso é feito por ruas estreitas, mas o contrário não garante paz para ninguém. Somente no ano passado, ao menos sete conflitos entre torcedores das duas equipes foram registrados. Detalhe: nenhum jogo foi realizado na casa vascaína em 2015.

Muito, mas muito longe da Colina, os arquirrivais se enfrentaram pela primeira vez na temporada passada. Na Arena Amazônia, Flamengo e Vasco disputaram amistoso em janeiro. Dentro do estádio de Copa do Mundo, os torcedores brigaram e deixaram para trás 18 lixeiras e dois extintores destruídos.

Meses após, em abril, o clássico foi pano de fundo para uma nova briga, dessa vez no estádio da final da Copa-2014. O pior é que o conflito não envolveu a torcida, mas atletas e comissão técnica dos juniores, no túnel para o vestiário do Maracanã.

Em junho, os profissionais de Vasco e Flamengo voltaram a se enfrentar, em Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Na saída do estádio, uma confusão generalizada acabou com 20 torcedores detidos pela polícia. Em Manaus, longe da Arena Pantanal, outros 35 brigões.

A temporada seguiu e os arquirrivais se enfrentaram em agosto, no Maracanã. Duas brigas foram registradas. Uma delas em frente ao estádio, próximo à rampa da Uerj. A outra na Avenida São Francisco Xavier. Ninguém foi preso pela pancadaria.

Para completar, em novembro, não foi preciso nem o pretexto de um Clássico dos Milhões para que nova briga ocorresse. No bairro de Icaraí, em Niterói, um torcedor foi baleado na confusão.

- Chega de violência. Queremos paz. É um jogo maravilhoso. Estamos preocupados com a violência, mas vamos falar de coisas boas. Vai dar tudo certo - torce Jorginho, técnico do Vasco.

Contra o Corinthians, jogo sem problemas

Um exemplo de que, com um bom esquema de segurança, São Januário é capaz de receber qualquer tipo de jogo, foi a partida do ano passado com o Corinthians, que valia o título brasileiro para o time paulista. Mesmo com a importância do confronto e com o histórico de conflitos entre os torcedores das duas equipes, nenhum embate foi registrado na Colina.

A partida teve 19.225 torcedores, público que provavelmente será superior ao do clássico de hoje. O esquema de segurança e o fechamento de ruas estratégicas para evitar o encontro de torcedores dos dois times foi semelhante ao que montado para hoje. Inclusive, assim como os ônibus corintianos, os torcedores das organizadas do Flamengo serão escoltados até o setor reservado para os visitantes na Colina.

No fim das contas, o problema maior ainda é a presença de torcedores pré-dispostos a brigar nos estádios e fora dele. Com a incapacidade da Justiça de mantê-los afastados do futebol, a reincidência parece não ter fim. Seja nos estádios Padrão Fifa, seja no velho de guerra São Januário.

 

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário