Futebol

Força, marcação e 'camisa 5 nato': As características de Hugo Moura

O novo reforço do Vasco para a temporada 2024 se chama Hugo Moura, contratado junto ao Athletico-PR. O jogador de 26 anos chega por R$ 11 milhões para suprir uma das principais carências do elenco vascaíno, a posição de volante.

A busca do Vasco por um volante dura desde o início do ano. Após negativas de nomes como Cuellar, Martínez e Marlon Freitas, Hugo Moura virou alvo a pedido de Ramón Díaz. O reforço desembarcou no Rio de Janeiro na noite de segunda-feira e vai realizar exames médicos antes de assinar contrato válido por três temporadas. Assim que for regularizado, já poderá estrear - há chance de isso acontecer para o jogo do próximo sábado, contra o Fluminense.

- Que a gente possa fazer uma boa temporada e chegar na parte de cima da tabela do Brasileiro. Nunca vai faltar raça. Por onde passei, nunca faltou raça e é isso que a torcida pode esperar - disse Hugo Moura ao desembarcar no Rio de Janeiro.

O ge consultou um comentarista e um repórter que o acompanharam nos últimos anos. Segundo eles, o Vasco compra um jogador que se destaca pela força física e marcação. "Um camisa 5 nato", que era o que a SAF buscava no mercado.

Heitor Machado, repórter da Globo em Curitiba, afirmou que Hugo Moura passou por bons momentos quando chegou ao Athletico em 2022, ano em que foi titular no vice-campeonato da Libertadores. No entanto, na última temporada, o reforço do Vasco oscilou e perdeu espaço após a chegada de reforços.

- Hugo chegou ao Athletico em 2022 e teve bons momentos no período. Era titular do time finalista da Libertadores, derrotado pelo Flamengo na decisão, em Guayaquil. Nos últimos meses, passou a oscilar e o desgaste com a torcida aumentou. Com o crescimento de Erick a partir da chegada de Cuca e a contratação de Felipinho, Hugo perdeu espaço no elenco - comentou Heitor, que completou:

- É um volante de força, imposição física e bola aérea. Marca muito, mas fica devendo na parte técnica. Pode ajudar o Vasco em alguns cenários.

Comentarista da Globo, Rodrigo Coutinho acompanha Hugo Moura desde os tempos de base no Flamengo. Não é um jogador técnico, mas um reforço que ele acredita que vai ser muito útil ao Vasco na disputa do Brasileirão.

- Um primeiro volante do tipo que o Vasco estava precisando e procurando. Um camisa 5 nato desde a base. Sempre foi um volante de boa proteção na frente da área, noção de posicionamento, jogo firme, marca forte, às vezes até faz faltas além do necessário. Primeiro ano dele no Athletico foi muito bom, depois acabou caindo de produção porque as comparações com o Fernandinho pesou pra ele - analisou Coutinho, que concluiu:

- Não é um jogador com a mesma capacidade de organização do meio-campo, leitura tática de jogo. Não tem passe ruim, trabalha bem as inversões de lado e chute de longa distância. Acho que é um cara que tem condições de chegar e ser titular da posição no Vasco. Uma opção de um combate mais viril na entrada da área. Jogador que eu gosto, funciona bastante para a competitividade da Série A.

Hugo Moura é o décimo reforço do Vasco em 2024 e deve ser o último nessa janela interna do futebol brasileiro. A tendência é que o clube só volte a contratar na segunda janela de transferências, que abre em julho, no meio do Campeonato Brasileiro.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário