Futebol

Foto causa mal estar no clube, e com Zé Ricardo, diretoria planeja punição

A foto publicada por um grupo de jogadores na noite de segunda-feira agitou a madrugada que deveria ser de descanso na véspera do jogo contra a Universidad de Chile, em Santiago, pela Libertadores. A repercussão negativa não foi apenas entre os torcedores. A atitude também foi condenada pela diretoria, pelos próprios atletas que não participaram e comissão técnica. Zé Ricardo, que sempre vai a público para enaltecer o caráter do seu grupo, ficou decepcionado.

O departamento de futebol estuda possíveis punições ao grupo por entender que foi uma espécie de afronta à torcida. Não será surpresa se ao menos dois do grupo de sete (Rafael Galhardo, Paulão, Gabriel Félix, Erazo, Evander, Fabrício e Wellington) sejam até afastados a partir desta quarta-feira.

Durante a ceia, o grupo de atletas percebeu a proporção que a publicação tinha tomado e tentou se mobilizar para tentar amenizar os danos. Desta forma, o pedido de desculpas coletivo foi feito. Ao menos internamente a atitude não serviu para livrar a barra dos jogadores.

Qualquer que seja a decisão, o comunicado está sendo projetado para após a partida contra a La U. Um dos que fica com a imagem mais arranhada no episódio é Wellington, que passou a ser visto como uma liderança que por vezes é prejudicial no dia a dia, principalmente depois que perdeu a vaga de titular. Em dezembro, o volante renovou o contrato por mais 3 anos.

Já ciente da polêmica, o presidente Alexandre campello chegou ao Chile por volta do meio-dia e mal desembarcou já teve o primeiro contato com Newton Drummond, dirigente que acompanha a delegação em Santiago e que foi buscá-lo no aeroporto. O diretor Paulo pelaipe permaneceu no Rio. Mas mesmo a milhares de quilômetros de distância, também teve a madrugada agitada ao telefone com Drummond.

Os efeitos após a foto

Desde as primeiras horas da manhã desta terça o assunto fervilhava em ligações, conversas e debate de como conduzir o pós-polêmica. Foi o prato principal do café da manhã. Durante algumas horas, Wellington, Wagner e o capitão Martín Silva sentaram à beira da piscina e conversaram.

No entendimento interno e em papo entre jogadores e diretoria, muitos concordam que a postagem da foto aumentou ainda mais a pressão e responsabilidade do grupo dos sete jogadores, que são alguns dos mais criticados pela torcida.

A polêmica

Na imagem publicada - e depois apagada -, aparecem Rafael Galhardo, Paulão, Gabriel Félix, Erazo, Evander, Fabrício e Wellington, alguns dos mais criticados pela torcida. Na legenda, menção às vaias recebidas. Wellington ainda escreveu: "De quem é a culpa?". A imagem foi feita durante o reconhecimento do estádio Nacional, e no momento as outras pessoas presentes não perceberam que se tratava de uma foto "diferente".

Em meio a mais um problema para resolver fora das quatro linhas, o Vasco enfrenta a Universidad de Chile nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Nacional, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Já eliminado da competição, o Vasco tem a chance de ao menos conseguir uma vaga na Sul-Americana. Para isso, precisa de uma vitória marcando ao menos dois gols. O 1 a 0 não serve por causa do critério dos gols marcados. Um 2 a 1 ou 3 a 2, por exemplo, garante a vaga.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri