Outros Esportes

Fut. Americano: Vasco Patriotas e Timbó decidem final do Torneio Touchdown

Vasco da Gama Patriotas e T-Rex (SC) decidem a partir das 18h deste sábado, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, o título da sexta edição do Torneio Touchdown, competição nacional de futebol americano, desta vez com transmissão pelo canal Fox Sports 2. Se de um lado o T-Rex, da cidade catarinense de Timbó, surge com ares de favorito, graças à sua campanha de nove vitórias em igual número de partidas, do outro estarão os vascaínos, recordistas de finais no torneio, chegando à terceira decisão.

Esta é a terceira vez que São Paulo sedia a final, e é também a segunda vez que cariocas e catarinenses se enfrentam na partida decisiva. Ano passado, o Jaraguá Breakers, de Jaraguá (SC) bateu o Flamengo Futebol Americano, do Rio, por 15 a 11, de virada. Qualquer que seja o vencedor, o troféu André José Adler (nome do jornalista que criou a competição) terá um campeão inédito. A organização prometeu realizar um evento de excelência e vem produzindo uma verdadeira festa para quem for ao estádio.

Representante do Rio na final, o Vasco já havia sido finalista também em 2010 e 2012. É conhecido como a equipe de maior regularidade entre todos os times da competição, graças ao cartel de 12 jogos somente em playoffs e 27 vitórias em 30 partidas desde 2010. A equipe é experiente e ainda persegue seu primeiro título, apostando em versatilidade no ataque para superar o adversário. O grupo tem 355 pontos a favor e 65 contra. Nas semifinais, o T-Rex eliminou o Botafogo Reptiles, do Rio, por 71 a 20, ao passo que os vascaínos bateram o time paranaense do Paraná HP por 13 a 3.

Este será o terceiro confronto entre Vasco e T-Rex, e nos dois últimos encontros, em 2012 e 2013, os vascaínos levaram a melhor por 28 a 6 e 22 a 6. Na equipe desde sua primeira temporada, em 2010, o tight end (atacante) Roni Rodrigues, camisa 8 vascaíno, reconheceu que, em teoria, o time catarinense, invicto, é favorito, mas disse que a equipe carioca treinou muito bem nas duas últimas semanas.

— Estamos 100% confiantes em fazermos um jogaço e em trazermos este título para o Rio — afirmou Roni, revelando o quanto o título será importante para este grupo. — Se o título vier, vai ser a realização de um sonho, porque todos estamos aqui por amor. Já formos segundo colocados em 2010 e 2012 e ficamos em terceiro em 2011 e em ano passado. Este título vai coroar nosso trabalho e será a realização de um sonho.

Técnico da equipe do Vasco desde 2012, Gabriel Mendes acredita que quem errar menos irá vencer o campeonato.

— Espero o jogo mais difícil da temporada. Um confronto entre duas equipes de altíssimo nível. E vai ganhar aquela que errar menos, aquela que se empenhar mais dentro de campo" - Convicto, Gabriel acredita na preparação dos seus comandados - "Eu tenho convicção de que o Vasco está preparado para vencer um dos maiores desafios da sua história, muito mais do que esteve em 2010 e 2012 — declarou o treinador.

Integrante da comissão técnica, Thiago Prates considera que no momento o Vasco conta com o elenco mais forte de sua história na modalidade, incluindo dois americanos da Califórnia: o quarterback (armador) Lucas Shaw, camisa 11, e o free safety (defensor) Joshua Canup, camisa 7.

— O time do T-Rex é muito veloz e muito bem preparado fisicamente, além de ter o jogador com maior número de touchdowns (jogada mais importante do futebol americano e que vale seis pontos) no campeonato, o running back (atacante corredor) Clair José — analisou Prates, calculando que entre titulares e reservas o Vasco Patriotas conte com 55 atletas.

Segundo Prates, o time vem tendo dois tipos de público:

— Nossos jogos são assistidos por quem já acompanha futebolamericano e por torcedores do próprio Vasco, que vão às partidas, mesmo sem entender tanto do nosso esporte. Além disso, pelo nosso Facebook recebemos várias mensagens de apoio.

Melhor time da temporada até o momento, o T-Rex vem de nove vitórias em igual número de partidas, com 451 pontos a favor (melhor ataque da temporada) e 62 contra, o que lhe dá o status de favorito. O time é eficiente e muito voluntarioso na defesa. Para o treinador Amadeo Salvador, essa final representa um ano inteiro de muito trabalho:

— Apesar dos rumores de favoritismo, não creio que neste nível entre duas equipes semelhantes está palavra se encaixe, em nosso último jogo cometemos erros importantes e cruciais. Não podemos repetir os mesmos erros diante de uma equipe muito forte, rápida e inteligente.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário