Futebol

Há 17 anos atrás, Vasco alcançava o tricampeonato brasileiro

1997 foi um ano especial para o Vasco da Gama. Campeão brasileiro pela terceira vez, a imensa torcida bem feliz pôde acompanhar uma temporada brilhante de Edmundo e a ascensão de um super time que, no ano seguinte, com praticamente a mesma base, conquistaria a América. No dia 21 de dezembro de 1997, após empate de 0 a 0 com o Palmeiras, no Maracanã, o Gigante da Colina se sagrava tricampeão nacional.

O campeonato daquele ano teve algumas particularidades, pela primeira vez as duas partidas da final da competição terminaram em 0 a 0, e como o Vasco tinha a vantagem por ter feito a melhor campanha, ficou com o título. Outro fato inédito foi o número de gols marcado por um só jogador na mesma edição de campeonato brasileiro. Os 29 tentos de Edmundo significaram a quebra de recorde da história do torneio, só superada após a implementação do sistema de pontos corridos, em que são disputados muito mais jogos. Ele também consolidou o maior número de gols em uma só partida, seis, na goleada contra o União São João de Araras. O nível do futebol do Animal em 1997 foi tão alto que, para muitos, ele merecia ser eleito o melhor jogador do mundo daquela temporada.

A primeira fase do Brasileiro teve 26 times, com todos jogando contra todos em turno único. Ao final, os oito melhores se classificavam, e o Vasco, com um ataque avassalador, terminou em primeiro, com 54 pontos. As equipes que avançaram foram divididas em dois grupos de quatro, e o melhor de cada um iria para a final. No grupo A, o elenco vascaíno, que, além de Edmundo, contava com Evair, Ramon, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Felipe, Carlos Germano, Luisinho, Mauro Galvão, entre outros, passou com sobras. Na partida que praticamente definiria quem se classificaria para a decisão, o Gigante da Colina aplicou uma sonora goleada de 4 a 1 em cima do Flamengo, com três gols do Animal.

A decisão contra o Palmeiras foi tensa, marcada por muitas jogadas ríspidas, e, apesar do Vasco ter sido superior, o gol não saiu em nenhuma das duas partidas. Do outro lado também havia uma bela equipe, comandada por Felipão. Após o 0x0 no Morumbi, o time vascaíno atuou em um Maracanã lotado com mais de 99 mil pessoas, precisando apenas de outro empate para erguer a taça. Depois de outra partida equilibrada e mais uma boa atuação de Edmundo, a estrela de Carlos Germano brilhou e o 0 x 0 no final foi o suficiente para que o Vasco da Gama conquistasse o tricampeonato do brasileiro. Nada mais justo para o time que teve o melhor ataque do torneio (69 gols), a maior pontuação (70 pontos), o maior número de vitórias (21) e o melhor jogador e artilheiro da competição.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário