Futebol

Horas antes da final, Bernardo se isola e time recebe atenção de psicóloga

Concentrados desde sexta na Lapa, jogadores se distraem com celulares, música e "resenha". O meia-atacante Bernardo é muito assediado e fica pensativo antes da hora decisiva. Será um indício de que será titular?

Pouco antes de descerem do ônibus que os trazia de volta do treino na escola do Exército na Urca, os jogadores quase esbarraram com uma imagem caricata da Lapa, bairro onde fica o elegante hotel da rede portuguesa que serve de concentração para o Vasco desde o início do ano. Um caminhão com engradados de cerveja queria usar a área de manobra do local para abastecer botecos ao lado do refúgio vascaíno. Encravado na área boêmia do Rio de Janeiro - vizinhos do Clube dos Democráticos, prédio símbolo do carnaval carioca construído em 1931 -, os vascaínos passaram incólumes pela Lapa e tiveram toda a paz para descansarem nas últimas 48 horas antes da grande final.

Nos últimos momentos da delegação vascaína antes da decisão deste domingo, às 16h, contra o Botafogo o time optou por se concentrar no hotel, com decoração clássica lusitana, cruzes de malta, brasões e murais com feitos e personalidades portuguesas, a concentração faz os atletas respirarem a união Brasil-Portugal cantada no hino vascaíno.

Desde a primeira partida da semifinal contra o Flamengo, o grupo do Vasco contou com apoio da psicóloga Maíra Ruas nos momentos que antecedem a decisão. No sábado à tarde, horas depois do treino da manhã, houve rodízio para conversas de cerca de 20 minutos num dos salões do prédio anexo do hotel. Jordi, Serginho, Christiano e Madson foram alguns dos atletas que conversaram com a profissional do departamento de futebol do Vasco.

O clima leve, com direito, é claro, a muitos fones de ouvido e olhos vidrados nos celulares e papos animados nas refeições, marcou os últimos momentos de uma trajetória que começou no início de janeiro com um grupo totalmente reformulado em Pinheiral.

Destaque do Vasco no início do ano, depois de altos e baixos naturais de sua breve carreira, Bernardo parecia ainda mais concentrado para a decisão. Sozinho, enquanto outros jogadores conversavam na beira da piscina à espera do almoço, ele ficou por quase 30 minutos isolado. Apenas seu aparelho de som portátil e o celular. Pensativo e com o semblante sério, abriu um sorriso apenas para atender a uma família de potiguares que veio de Apodi, cidade a 340 km da capital Natal.

Sem presença de dirigentes no hotel Vila Galé - apenas o gerente de futebol Paulo Angioni, que chegou para o almoço, ficou na concentração até depois do jantar -, os jogadores do Vasco foram para os quartos por volta das 20h30 depois de assistirem rapidamente a um vídeo preparado pelo treinador Doriva e pelo auxiliar Eduardo Souza antes de se recolherem para jogar videogame, dormir e sonhar com um título aguardado há 12 anos.

Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h, no Maracanã.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri