Futebol

HUMILHADO! VASCO PERDE PARA O AVAÍ POR 5 A 0 EM SÃO JANUÁRIO

A Série B tem novo líder. E de forma massacrante, humilhante e infernal. Mesmo em São Januário, o Avaí passeou por cima do Vasco na tarde deste sábado, e atropelou o rival por 5 a 0, gols de Diego Felipe (2), Diego Jardel, Anderson Lopes e Roberto. Com o resultado acachapante, o time catarinense pulou para a ponta da tabela, com 34 pontos. Já o Vasco ficou 32 pontos e deixou o G4, já que tem uma vitória a menos do que o Ceará.

O time cearense, aliás, ainda pode recuperar a liderança neste sábado, já que enfrenta o Luverdense às 21h. O jogo em São Januário, no entanto, coloca forte pressão no técnico Adilson Batista. O time chegou ao quarto jogo seguido sem perder e o comandante foi muito hostilizado na Colina.

Sem Kleber e Guiñazu, suspensos, Adilson tentou equilibrar o time com Thalles e Lorran, respectivamente. Geninho, sem Marquinhos, suspenso, organizou bem o time com Diego Jardel no meio de campo.

Na próxima rodada, daqui a uma semana, o Vasco enfrentar o vice-líder América-MG, fora de casa. Já o Avaí recebe o América-RN na Ressacada.

O jogo

O Vasco tomou a iniciativa da partida em casa. Ainda que desfalcado de Kleber, tentava concentrar suas ações em lançamentos longos de Douglas para que Biteco e Dakson tentassem centralizar para Thalles na grande área. A primeira boa chance, no entanto, demorou. Aos 19 minutos, em bobeada da defesa, a bola sobrou para Douglas. O camisa 10 vascaíno limpou para a perna direita e chutou, sem grande perigo para Vagner, que encaixou.

Sem Marquinhos, suspenso, o Avaí tinha dificuldades para criar no meio de campo e travava nos contra-ataques. Aos 24 minutos que quase abriu o placar foi o Vasco. E seria um golaço. Em bola lançada na área do Avaí, o goleiro Vagner se desesperou saiu mal e a bola saiu para na entrada da área. Dakson tentou encobrir, de bicileta, de fora da área, e por pouco não acertou. Mas aí o jogo mudou.

Em falta da intermediário, aos 37 minutos, Diego Jardel levantou a bola na grande área. Martín Silva não saiu do gol, a zaga parou, Pablo ainda tocou na bola, mas ela sobrou limpa para Anderson Lopes, de canhota, pelo lado esquerdo, bater forte para o fundo da rede. Avaí 1 a 0. O gol deixou o Vasco sem tranquilidade, errando passes e não conseguindo mais raciocinar as jogadas.

Aos 41 minutos, o golpe para fazer o calderão vascaíno ferver. Mais uma vez, bola levantada na área, da intermediária para olado direito, por Diego Jardel. Pablo cabecou para o meio da área e Martín Silva falhou feio ao tentar agarrar a bola no alto, mas a soltou. Diego Felipe aproveitou e tocou para o gol. 2 a 0.

Com o técnico Adilson Batista muito utilizado e com seguidos gritos por sua saída do comando do time, o Vasco desceu para o vestiário em situação complicada, fora do G4. O Avaí, por sua vez, alcançara a liderança.

Na volta do intervalo, Adilson tirou Guilherme Biteco, ineficiente, para a entrada de Rafael Silva. Até melhorou. O Vasco, mais interessado no jogo, passou a pressionar o Avaí, que, com a vantagem construída, se concentrou nos contra-ataques.

Mas o time catarinense tinha facilidade no lado esquerdo de ataque, uma vez que André Rochava deixava uma avenida escancarada. Com seis minutos, Marrone recebeu lançamento por ali, invadiu a área e tentou deslocar Martín Silva, mas o goleiro impediu o terceiro gol com o pé.

Com dez minutos, o Vasco tentou dar o troco. Dakson alçou bola na área, Rafael Silva subiu na segunda trave e cabecou para o gol. Mas o árbitro assinalou impedimento e anulou o tento para desespero do atacante vascaíno. Ainda assim, o Vasco tentava. Aos 12 minutos, Lorran avançou pela direita e cruzou bola na área. Bocão, de maneira inexplicável, tentou bloquear a bola com as duas mãos, dentro da área. Pênalti bem assinalado.

Douglas pegou a bola, caminhou confiante para diminuir e...bateu no canto esquerdo de Vagner, que fez boa defesa. O pênalti perdido desestabilizou o Vasco de vez, que ficou entregue. Não acertava mais nada e abriu o campo para o Avaí, que foi à frente. E o resultado só poderia ser um placar elástico.

Aos 20 minutos, Diego Jardel caprichou em cobrança de falta na entrada de área e colocou no ângulo esquerdo de Martín Silva. 3 a 0. A arquibancada explodiu de vez com xingamentos e protestos contra o técnico Adilson Batista. Muitos deixavam São Januário de forma antecipada. E o Avaí....bem, o Avaí nada tinha a ver com isso.

Aos 24 minutos, o castelo caiu de vez. Diego Jardel lançou Anderson Lopes pela direita, que tocou na saída de Martín Silva. A bola rebateu no goleiro e pererecou no meio da pequena área. Douglas Silva, atrapalhado, tentou tirar com um chutão, mas a bola sobrou para Diego Felipe, que tocou para a rede. 4 a 0. Não houve mais jeito.

O tempo passava e o Avaí apenas tocava a bola, escutando impropérios da arquibancada contra os vascaínos. Luan, descontrolado, deu um carrinho em Marrone e acabou expulso. Teve seu nome gritado. Mas ainda havia tempo para mais. Marrone foi derrubado na entrada da área, aos 41 minutos do segundo tempo. Roberto cobrou com perfeição, no ângulo direito de Martín Silva. 5 a 0. Triste fim de jogo vascaíno em casa. Mas o Avaí...o Avaí nada teve a ver com isso e é o líder da Série B. Com louvor.


FICHA TÉCNICA
VASCO 0X5 AVAÍ

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de agosto de 2014 (sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (FIFA-AL)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos
(FIFA-BA) e Fábio Pereira (Fifa-TO)
Cartões amarelos: Fabrício e Aranda (VAS) e Diego Jardel (AVA)
Cartão vermelho: Luan (VAS)
Gols: Anderson Lopes (AVA), aos 37 minutos e Diego Felipe (AVA), aos 41 minutos do primeiro tempo e Diego Jardel (AVA), aos 20 minutos e Diego Felipe (AVA), aos 24 minutos e Roberto (AVA), aos 41 minutos do segundo tempo.

VASCO: Martín Silva; André Rocha (Rafael Vaz), Luan, Douglas Silva e Lorran; Aranda, Fabrício, Dakson (Edmilson) e Douglas; Guilherme Biteco (Rafael Silva) e Thalles
Técnico: Adilson Batista

AVAÍ: Vagner; Bocão (Abuda), Pablo, Antônio Carlos e Marrone; Eduardo Costa, Eduardo Neto, Diego Felipe e Diego Jardel (João Filipe); Anderson Lopes e Paulo Sérgio (Roberto)
Técnico: Geninho

 

Fonte: Divulgação
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir