Futebol

Jean teve passagem na Argentina e atuou ao lado de Véron

Apresentado pelo Vasco na sexta-feira, Jean é, possivelmente, o reforço menos conhecido anunciado até agora pelo Cruz-Maltino. Mas carrega uma curiosidade em sua carreira: ainda adolescente, passou cerca de um ano e meio nas divisões de base do Estudiantes, da Argentina, entre 2012 e 2013. Lá, virou definitivamente volante e atuou ao lado de ninguém menos que Verón, ídolo da torcida pincharrata.

Jean foi levado para La Plata pelo empresário Juan Martínez, o mesmo que até hoje gerencia a carreira do jogador. Ele foi descoberto pelo agente uruguaio em Brasília. De lá, passou pelo Iguaçu, do Paraná, até surgir a oportunidade no país vizinho, aos 17 anos. 

- Ele ficou três meses fazendo avaliação. Gostaram muito dele. Ficou nos juniores e depois passou a fazer parte do elenco profissional. Mas só jogou amistosos. Ele é um caso muito raro. Há muitos uruguaios e paraguaios na Argentina, mas brasileiro é muito difícil. Ficou pela pegada, pela disposição. Ele é muito viril. Falavam que ele tinha o jeito do Mascherano – contou Martínez. 

Naquela época, Jean alternava entre as posições de zagueiro e volante. Foi nos Estudiantes que ele se fixou no meio-campo. Em sua apresentação no Vasco, agora com 22 anos, falou rapidamente sobre a experiência ao relatar suas características. 

- Por ter me formado na Argentina, me caracterizei mais como primeiro volante. No começo joguei também de zagueiro. Antes de ir para o Corinthians, tive uma sequência muito boa, fiz praticamente entre 80 e 90 jogos no Paraná. Por isso falo que hoje chego maduro e pronto para jogar – disse o meio-campista. 

A passagem pelo Estudiantes terminou porque Jean não recebeu as oportunidades que esperava. Com uma cota de estrangeiros restrita e sem perspectivas de melhora, ele pediu para voltar ao Brasil. De lá, fechou com o Paraná, treinou nos juniores e logo foi promovido. No ano passado, assinou com o Corinthians, mas novamente não teve muitas chances. 

Novo interesse do Estudiantes

Segundo Juan Martínez, a impressão deixada em La Plata foi boa. Tanto que o empresário garantiu que o Estudiantes voltou a manifestar interesse na contratação do jogador em 2017. Seria a chance do reencontro com Verón, que de presidente voltou a ser jogador, aos 41 anos. 

No Vasco, Jean é visto como uma aposta válida para a temporada. Ele chega para cobrir uma posição carente. Na entrevista coletiva, Eurico Brandão, vice-presidente de futebol, projetou até uma futura chance na seleção brasileira. 

- Ele veio muito bem recomendado. Confiamos muito. Vai ter passagem em breve pela Seleção. É muito jovem e está tendo grande oportunidade no Vasco – afirmou o dirigente. 

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário