Imprensa

Joel dá show em entrevista coletiva, desabafa e brinca com frase em inglês

São nove jogos, com cinco vitórias e quatro empates. Um aproveitamento de 70% que levou o Vasco à liderança da Série B pela primeira vez em 2014 e deixou o técnico Joel Santana com motivos de sobra para sorrir. E Papai feliz é garantia de boas declarações. Foi assim na noite da última sexta-feira. Joel deu um show à parte na entrevista logo após o triunfo por 2 a 0 sobre o Boa Esporte. Em mais de meia hora de conversa com os jornalistas, o comandante desabafou, avisou que vai escrever um livro, criou apelido, fez analogias, deu bronca e até voltou a usar seu inglês.

- Long time i didn't see you... - disse ele, se confundindo com a construção da frase na qual queria dizer que não via o jornalista há muito tempo.

Brincadeiras à parte, Joel também falou sério. Deu bronca em quem falava alto durante a entrevista ("Xiuuu! Falta de educação, né? Estou aqui falando para vocês, não para mim"). E desabafou em uma das respostas. Ao falar do rodízio que vem promovendo no elenco, com a utilização de vários jogadores de acordo com as características do adversário, o treinador criticou quem o chama de ultrapassado.

- A pior coisa no futebol é a vaidade. Somos um corpo só. Clube, torcida... Não podemos ficar aborrecidos porque um vai sair e outro vai entrar. Somos um grupo. Digo para eles o seguinte: futebol moderno não permite isso. Mas as pessoas falam que o Papai Joel está ultrapassado, que não vê jogos, que prefere novela, cinema, que não acompanha futebol. Temos que trabalhar o jogo em cima do que o adversário apresenta. E sincronizado com o que vamos colocar em campo. Todos sabem o que acontece pela imprensa, tudo o que rola no treino. O adversário vê a forma que jogamos e tenta neutralizar os pontos principais. No momento se cria a surpresa, ele tem de pensar. Mas se eu mexo muito falam que eu mexo 200 vezes no time. É complicado.

Por vezes, o treinador gosta de fazer analogias. Como por exemplo, quando explicou a vitória dizendo que o gol era questão de tempo porque o Boa Esporte já estava quase na lona após tantos socos (ataque) do Vasco. O placar de 2 a 0 foi definido pelo treinador como um "nocaute técnico". Logo em seguida, ele justificou suas alterações. Disse que escolheu pela entrada de Dakson como titular para diminuir a marcação em Douglas e explicou a opção por Montoya e Crispim, os ligeirinhos, no segundo tempo.

- Nada é feito da boca para fora, tudo é conversado. Podemos acertar e errar, mas não vamos errar sempre. Minha experiência me faz errar pouco. No momento em que faço a alteração, defino a parte tática. Às vezes entrar com quatro atacantes não resolve. É melhor lutar e ir cansando eles. Hoje botei meus ligeirinhos em campo no fim e isso arrebentou com o Boa Esporte. Se eles são titulares e o gol não sai? O que eu faço? Botei no fim, mastiguei o adversário, ele começou a arriar, mexer, cair, e foi a hora que agredimos com tudo. Nem esboçaram reação, só aceitaram a superioridade - frisou.

Antes de se despedir e desejar boa noite a todos, o treinador ainda revelou que pretende escrever um livro com suas melhores memórias no mundo do futebol. No meio de uma resposta sobre o zagueiro Douglas Silva, Joel voltou no tempo. Relembrou grandes zagueiros do Vasco e parou. O resto da história, só pagando pela futura obra.

- Posso não ter sido top de linha como jogador, mas vi grandes zagueiros de perto. Principalmente aqui no Vasco. Vi Bellini, Orlando, Brito, Fontana... Pude ver e aprender. Bellini era seríssimo, foi campeão do mundo assim. Dentro e fora de campo. Britto era clássico, preparo físico exemplar. Fontana era como o Bellini, Orlando era como o Britto. Mas não posso contar tudo, porque vocês vão ter que comprar meu livro quando eu o escrever - brincou.

Após a vitória, o elenco do Vasco ganhou dois dias de folga - sábado e domingo - e se reapresenta na tarde da próxima segunda-feira, no CFZ. Para se manter na liderança, o Cruz-Maltino torce por uma derrota da Ponte Preta, que neste sábado recebe o Santa Cruz na sequência da 29ª rodada da Série B.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri