Futebol

Jorginho avalia trabalho de Dunga na Seleção Brasileira

A seleção brasileira conseguiu um empate com o Paraguai por 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0, nesta terça-feira, em Assunção. O técnico do Vasco, Jorginho, foi auxiliar de Dunga na Seleção entre 2006 e 2010 e saiu em sua defesa. De acordo com o treinador cruz-maltino, se Pep Guardiola, do Bayern de Munique, tivesse feito as mesmas mudanças seria avaliado de maneira diferente.

- Se o Guardiola fizesse o que o Dunga fez, todos falariam que foi um gênio, que foi fantástico o que ele fez, mudando completamente, se expondo, tirando volantes, colocando meias, atacantes. Quando se trata de um treinador brasileiro, especificamente o Dunga, sempre há uma desconfiança, que a equipe ficou sem padrão de jogo. Eu assisti bem ao jogo. Claro que a gente não ficou tão organizado, mas era uma necessidade. A gente precisa ter um pouquinho de paciência, acreditar no trabalho. Não é como em um clube, onde você tem o jogador todos os dias, conhecendo a personalidade do jogador, conhecendo até onde esse jogador pode te dar - disse Jorginho.

Depois de ver o Paraguai abrir o placar, Dunga tirou o volante Fernandinho para colocar o atacante Hulk. Depois do 2 a 0, trocou o volante Luiz Gustavo pelo meia Lucas Lima. Após o primeiro gol brasileiro, sacou justamente o atacante Ricardo Oliveira, autor do gol, para a entrada de outro centroavante, Jonas. Aos 47 do segundo tempo, Daniel Alves empatou o duelo.

O apresentador do "Redação SporTV", André Rizek, concorda que os técnicos de seleções têm menos tempo e, por isso, podem não conhecer tão bem seu elenco quanto em um clube. Porém discorda do técnico do Vasco na comparação entre Dunga e Guardiola.

- Eu concordo com o Jorginho em uma questão. As pessoas acham que o Tite, na Seleção, faria o mesmo que faz no Corinthians: pegar um grupo de jogadores mais ou menos e fazer um time campeão (...) O Tite é melhor técnico, não tenho nenhuma dúvida, mas será que o Tite conseguiria fazer, nesse ambiente tão diferente de seleção brasileira, a mesma coisa que ele faz no Corinthians? Não sei (...) O Jorginho citou quando o Dunga tirou os dois volantes. Guardiola faz isso antes de o jogo começar, treina time sem zagueiro, sem volante. O Dunga fez isso por necessidade extrema. O Guardiola faz isso porque, às vezes, acredita que o time nem precisa de zagueiro.

Fonte: SPORTV
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri