Jorginho terá pendências a resolver a partir de hoje (7); Veja quais!

07/06/2018 às 07h59 - FUTEBOL

A reformulação no departamento de futebol trouxe muitas expectativas e incertezas internamente no Vasco. A troca no comando da equipe, as demissões dos executivos e a criação de um novo cargo deixaram estagnadas questões importantes como as negociações por reforços, renovações, as situações dos renegados e até o estágio do ex-jogador Donizete Pantera, que tinha sido viabilizado pelo ex-diretor-executivo Paulo Pelaipe.

Após assistirem "in loco" ao empate em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão (BH), o técnico Jorginho e o coordenador-técnico Paulo César Gusmão serão apresentados nesta quinta-feira, às 17h30, em São Januário, e encontrarão as pendências abaixo, destacadas pelo UOL Esporte:

Reforços

A princípio, todas as negociações que estavam em curso a pedido do ex-técnico Zé Ricardo foram canceladas. O meia chileno Arancibia, da Universidad de Chile, já estava com um empréstimo até o fim do ano praticamente certo, mas não deverá vir mais. O atacante Kayke, do Bahia, também conversava com a diretoria, mas a transação estagnou. Os antigos executivos ainda atacavam em frentes para a lateral-direita, mas agora tudo será reavaliado pelo novo treinador, Jorginho, o coordenador-técnico, PC Gusmão, além de Campello, que acumula a função de vice-presidente de futebol.

Renovações

O Vasco tinha conversas avançadas pelas renovações dos meias Yago Pikachu e Wagner e encontrava dificuldades por um acordo com Andrés Rios. Jorginho e PC Gusmão darão seus pitacos mas, a princípio, os três têm a aprovação da comissão técnica.

Fabrício

O lateral-esquerdo foi duramente vaiado durante o clássico com o Botafogo no último sábado. Após a derrota por 2 a 1, muito abalado, confidenciou aos mais próximos a vontade de deixar o clube. Na segunda não treinou por "motivos pessoais" e, na terça, participou da atividade, mas não foi relacionado para a partida contra o Cruzeiro.

Auxiliar-técnico, Valdir Bigode falou em "recuperá-lo", mas deixou o caso nas mãos da diretoria. Jorginho terá seu primeiro contato com o jogador nesta quinta.

Os renegados

Ao retornar a São Januário, Jorginho tomará conhecimento de três jogadores que tem treinado à parte por terem ficado fora dos planos de Zé Ricardo, dois deles que trabalharam com o novo técnico: os zagueiros Jomar e Kadu Fernandes. O volante Bruno Paulista é outro que integra este grupo, mas seu contrato de empréstimo vai até dia 25 de junho e não será renovado.

Os ex-afastados

Outra situação delicada é a dos ex-afastados Wellington, Paulão, Evander e Gabriel Félix. Embora reintegrados, eles sofreram com as fortes vaias da torcida no primeiro reencontro, sábado passado, contra o Botafogo. Contra o Cruzeiro, o interino Valdir Bigode colocou em campo Wellington, Paulão e Evander, e deixou claro que, no que depender de sua opinião, eles estão apoiados:

"Acho que o Jorginho gostou da superação, principalmente dos que estavam afastados. Viu que os caras se superaram. Se me perguntar, vou dizer: 'zerar com os caras e escolher quem ele acha que é melhor para jogar'. Vamos apoiar as decisões. Se pedir opinião, vou dar".

Evander e Félix já são conhecidos do treinador. O jovem meia, inclusive, ganhou sua primeira oportunidade no profissional com Jorginho. Recentemente ele quase se transferiu por empréstimo para São Paulo e Atlético-MG.

O estágio de Donizete Pantera

Campeão da Copa Libertadores de 1998 pelo Vasco, o ex-atacante Donizete Pantera havia acordado um estágio na comissão técnica com o ex-diretor-executivo Paulo Pelaipe que teve o aval do ex-técnico Zé Ricardo. Agora a situação está em compasso de espera de uma autorização de Jorginho.

Fonte: UOL Esporte