Política

Jornalista detalha a decisão da justiça sobre a AGE

Vitória para Mussa. Eric Scapim Cunha Brandão, juiz da 28ª Vara Cível, acatou o pedido do presidente da AG e concedeu uma liminar que anula decisão do Conselho Deliberativo. O edital havia sido anulado, mas ele volta a ter validade e a Assembleia Geral Extraordinária (+)

(+) que votará as eleições diretas, segue mantida para domingo, dia 30 de agosto. Cabe recurso. Outro ponto importante é que Mussa havia pedido para a justiça uma autorização para contratar individualmente a empresa que fará a votação online da AGE. O pedido foi negado. (+)

Sendo assim, por mais que a Assembleia Geral Extraordinária esteja marcada para o próximo domingo, Mussa terá que contratar outra empresa sem ser a “Eleja Online”. Esse pedido, negado, também cabe recurso.

Na última reunião do CD, Campello havia dito que o Vasco verificou empresas com um custo muito mais baixo do que a Eleja Online. Desta forma, há a possibilidade dessas empresas serem contratadas, mas não há nada definido, já que Campello fez outras sugestões, como realizar (+)

a AGE só no dia 3 de setembro (10 dias após a sugestão, que ocorreu no dia 24 de agosto e trouxemos aqui em primeira mão. Entretanto há duas interpretações do estatuto que causam um imbróglio em relação à marcação desta nova data:

A primeira interpretação é de que a eleição ordinária (para presidente) tem que acontecer até a primeira quinzena de novembro, sendo obrigatoriamente convocada até o final de agosto, com o modelo já definido (eleições diretas ou indiretas) e a lista de sócios tb.

Isso causa receio em várias frentes políticas do Vasco já que, dessa forma, se as eleições diretas forem aprovadas depois de agosto, elas não teriam validade para o pleito de 2020. (+)

Porém há outra interpretação que entende que o calendário pode ser ajustado se houver um consenso dentro do clube ou até mesmo uma decisão judicial, onde a AGE aconteceria na primeira quinzena de setembro e as eleições poderiam ser postergadas para o final de novembro ou (+)

Começo de dezembro, já que o novo presidente, seja quem for, tomaria posse apenas em janeiro, dando tempo para todos os trâmites eleitorais. Agora é aguardar porque, como eu disse, tanto a decisão mantendo a AGE para o próximo domingo quanto o pedido negado de Faues Mussa (+)

Para organizar a AGE sem interferência de outros poderes cabem recurso. Em resumo, o panorama atual é que a AGE está mantida para dia 30 de agosto, mas Mussa precisará contratar outra empresa para fazer a votação online.

Fonte: Twitter do jornalista Lucas Pedrosa
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário