Categorias de base

Jornalista monta seleção do Carioca Sub-20 com seis vascaínos

Acabou o Carioca Sub-20, o primeiro Estadual de juniores do país a ter um fim (enquanto outros sequer tiveram o início). E o título do Vasco, ganho com total justiça, mostra que os Cruz-Maltinos recuperaram na base uma força que não tinham há tempos. Mas não é a única equipe que tem algo a comemorar no campeonato. 

 

O Flamengo, que por alguns jogos teve Vinícius Júnior, também cumpriu sua missão de revelar. O Botafogo, atual campeão brasileiro sub-20, perdeu vários jogadores em relação ao ano passado, mas segue competitivo com a proposta de jogo ofensivo do técnico Eduardo Barroca. E o Fluminense, que não fez um bom campeonato, melhorou nos últimos jogos.

Confira mais detalhes sobre os grandes sub-20 e também os pequenos nos parágrafos abaixo:

Vasco


A conquista do Carioca Sub-20, que não vinha desde 2010, veio com méritos. Vitória na Taça Guanabara, na Taça Rio e na final contra o Flamengo. Mais do que isso, o Vasco promoveu aos profissionais vários jogadores, incluindo Paulinho e Mateus Vital, que frequentemente têm sido titulares nos profissionais. Paulo Vitor, atacante artilheiro do campeonato, também merece ser citado, assim como o zagueiro Ricardo, o lateral-esquerdo Alan Cardoso, os volantes Andrey e Bruno Cosendey, o goleiro João Pedro e o meia Dudu, além de Evander e Caio Monteiro, que desceram nos momentos finais. Todos em condições de subir para os profissionais em breve.

Flamengo


Apesar da derrota na final, o Flamengo cumpriu sua missão no Carioca Sub-20. Preparou Vinícius Júnior para os profissionais e, mais do que isso, deixou as coisas ajeitadas para as próximas temporadas. Lincoln, de apenas 16 anos, evoluiu demais e assumiu a camisa 9 com muita personalidade,. Os volantes Jean Lucas, Hugo Moura e Vinícius Souza controlaram bem o meio-campo na decisão e o zagueiro Thuler, que sofreu com lesões durante o ano, é outro nome promissor, assim como o lateral-esquerdo Michael. Gabriel, goleiro, se firmou como líder e nome de potencial, mas tem em Hugo Souza, seu reserva, um concorrente espetacular. Chama a atenção também a evolução assombrosa do zagueiro Bernardo. É o time a ser batido nos próximos anos, com o crescimento das gerações 99 e 2000.

Botafogo

Campeão brasileiro sub-20 em 2016, o Botafogo sofreu com os desfalques causados por um bom motivo: a subida dos jogadores aos profissionais. Um deles, o volante Matheus Fernandes, já é titular. Outros, como o lateral-direito Fernando e o atacante Igor Cássio, frequentam o banco de reservas com assiduidade. O volante Wenderson, que também já atuou nos profissionais, ditou o ritmo de jogo do time e ainda o faz no Brasileiro Sub-20, em que o Fogão segue  O atacante Lucas Campos, artilheiro do time no torneio, foi outro destaque. A filosofia de busca pelo ataque e posse de bola se manteve, o que é um ponto importante e positivo para a formação dos jogadores.

Fluminense

Foi o pior dos grandes, e sequer se classificou para a semifinal geral. Trocou de técnico no meio do campeonato, sofreu com a ausência de um meia (Paulinho e Pedrinho estavam machucados) e só veio melhorar no fim. No Brasileiro Sub-20, evoluiu e segue na competição, mesmo sem empolgar como em outros momentos. Já tem um novo comandante para o próximo ano: Léo Percovich, ex-goleiro do próprio clube, que tem passagens pelo futebol inglês e americano. O atacante Evanilson foi um dos destaques da equipe.

Outros destaques

O Madureira chegou até a semifinal e mostrou alguns bons valores, como o goleiro Lucão, ex-Botafogo, e o atacante Ian, que está no primeiro ano de juniores. O Volta Redonda fez um bom primeiro turno, com destaque para o meia Pedro, já contratado pelo Fogão por empréstimo, e para o atacante Luã Lúcio, ex-Flamengo. O Resende, que ficou pelo caminho no primeiro turno, teve como principal jogador o volante Paulo Victor, que foi emprestado ao Grêmio.

No Nova Iguaçu, mais uma boa equipe montada, e classificação para a semifinal da Taça Rio. O meia Ramon e o atacante Nathan acertaram ida ao Corinthians por empréstimo. No Tigres, quem surgiu bem foi o atacante Dudu, já titular dos profissionais na Copa Rio.

A seleção do torneio

Feita pelo blog, a seleção do Carioca Sub-20 foi difícil de ser montada, pela rotatividade dos jogadores entre juniores e profissionais. Mas segue um esboço de time: João Pedro (Vasco), Kléber (Flamengo), Thuler (Flamengo), Ricardo (Vasco) e Alan (Vasco); Wenderson (Botafogo), Bruno Cosendey (Vasco), Jean Lucas (Flamengo) e Dudu (Vasco); Paulo Vitor (Vasco) e Lincoln (Flamengo).

Foram, na opinião do blogueiro que vos escreve, os 11 melhores do torneio, mas não necessariamente os jogadores de mais projeção. Um time reserva poderia ser montado com Hugo Souza (Flamengo), Rafael França (Vasco), Kanu (Botafogo), Bernardo (Flamengo) e Vitor Lindenberg (Botafogo); Andrey (Vasco), Vinícius Souza (Flamengo) e Rickson (Botafogo); Evanílson (Fluminense), Igor Cássio (Botafogo) e Lucas Silva (Flamengo).

Paulinho e Vinícius Júnior

Ambos foram importantes para as suas equipes no campeonato, e já estão nos profissionais. Entrariam, claro, na seleção do torneio, mas o blog prefere fazer a ressalva que a subida aos profissionais, apesar de precoce, ocorreu no tempo certo, e que o futebol brasileiro só tem a ganhar com a evolução dos dois.

Fonte: Blog Na Base da Bola-ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri