Imprensa

Jornalistas opinam sobre Pablo Galdames: 'No meio-campo desempenha...

Acertado com o Vasco, Pablo Galdames foi uma surpresa para a maioria dos torcedores. O chileno de 27 anos pertence ao Genoa, clube que também é da 777 Partners, e chega ao Rio de Janeiro após participação muito discreta na Itália.

A contratação do volante acontece muito em função da relação entre os dois clubes, mas quem o viu jogar no futebol sul-americano acredita que Galdames pode ser útil a Ramón Díaz.

- Pablo Galdames é um jogador muito técnico, que no meio-campo desempenha o papel de garantir que a bola circule, com um passe muito bom. Ele tem um bom chute de média e longa distância, o que com o tempo lhe permitiu se tornar um bom cobrador de faltas - avaliou o chileno Gabriel Ilic, jornalista do site "En Cancha".

Galdames é um meia defensivo, da mesma posição onde joga Juan Sforza, volante que também teve contratação acertada pelo Vasco - o clube pagará 5 milhões de dólares ao Newell's Old Boys.

O chileno chega, então, para disputar posição e compor elenco. Revelado pelo Unión Española, o volante viveu seu melhor momento no Véles Sarsfield, da Argentina, onde jogou entre 2019 e 2021 e marcou três gols em 61 jogos.

- É um jogador de boa marcação, corre muito, é aguerrido. Bom jogador, tem bom passe para fazer jogadas no meio. Ele tem personalidade forte, esquenta muito rápido e isso o prejudica. No Vélez jogou muito bem. Na Itália foi mais difícil, tinha mais jogadores importantes. Acho que ele deveria ter ficado mais tempo no Vélez antes de sair - destacou Diego Bragaña, da Velez Radio.

O provável reforço vascaíno atua pela meia esquerda, onde hoje jogam Praxedes e Payet. Suas características são mais próximas as de Praxedes. É um jogador que pode atuar como primeiro ou segundo volante.

Com média baixa de gols, tem como pontos fortes pressionar o tempo todo, bom passe para ajudar na saída de bola e trabalhar com as duas pernas. Mas a torcida do Vasco terá que ter paciência com ele. Galdames precisa de tempo para mostrar suas virtudes, algo que ele não teve na Itália.

- Seu principal ponto fraco é não ter um bom desempenho físico, o que é necessário em um meio-campista. Além disso, quando jogou pela seleção chilena ganhou o rótulo de jogador “frio”, que não luta pela bola e que não suporta muita pressão - disse Gabriel Ilic.

- Quando se sente confortável pode ser um jogador que faz muita diferença, como no Chile e na Argentina. Mas, quando se sente muito pressionado ou com pouco tempo de jogo, tende a ser inconsequente nos minutos que joga - concluiu o jornalista.

Galdames disputou 226 jogos ao longo da carreira e marcou nove gols. Pela seleção chilena foram 12 partidas. Na última temporada, o volante fez apenas quatro jogos pelo Genoa - o último foi em 5 de dezembro, contra a Lazio, quando atuou os 90 minutos.

Na Itália, passou a temporada 2022/23 emprestado ao Cremonese. Fez um gol e deu duas assistências em 15 jogos.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário