Outros Esportes

Judô: Resultados de Luana Carvalho e Pedro Medeiros no Grand Prix Tbilisi

O judô brasileiro chegou muito perto da sua terceira medalha de bronze no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, neste sábado, 23. Gabriel Falcão, que subiu do peso Leve (73kg) para o meio-médio (81kg), fez ótima campanha e terminou em quinto lugar, perdendo a disputa de bronze para o experiente georgiano Nugzari Tatalashvili, que compete pelos Emirados Árabes Unidos. 

Falcão é um dos nomes da nova geração do judô brasileiro, tem apenas 20 anos - ainda é da classe Júnior - e foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, no peso Leve. Ele faria a final com Daniel Cargnin, que se lesionou na semifinal e não teve condições de lutar a decisão do Pan. 

Após Santiago, Falcão ainda lutou o Grand Prix de Portugal e o Grand Slam de Paris, mas não avançou nas chaves. O 5º lugar na Geórgia foi, portanto, seu melhor resultado no Circuito Mundial, mostrando que a decisão de trocar de categoria foi acertada. 

Campanha 

Na estreia, Falcão venceu Alain Aprahamian, do Uruguai, com ipponzaço e repetiu o desempenho na 2ª rodada diante do sérvio Islam Sogenov. Nas oitavas-de-final, encarou o dominicano Medickson Del Orbe Cortorreal e o venceu nas punições (3-0). 

O primeiro revés aconteceu nas quartas-de-final, quando o brasileiro foi superado pelo ippon do russo Timur Arbuzov, um das zebras da competição, que, aos 19 anos, terminou com o título do 81kg em Tbilisi. 

Falcão recuperou-se na repescagem, vencendo Dimitri Gochilaidze, da Geórgia, com um waza-ari, no golden score, e foi à disputa pelo bronze. 

Na última luta, o brasileiro sofreu duas punições em pouco tempo e ficou pressionado. Tatalashvili, que tem 34 anos, usou toda sua experiência para marcar um waza-ari contra-golpeando Falcão a 11 segundos do fim e administrou a vantagem. O brasileiro ainda conseguiu forçar duas punições, mas não havia mais tempo para reação. 

Ketleyn Quadros fica em sétimo e Michael Marcelino também se destaca 

Outros destaques deste sábado foram as campanhas de Ketleyn Quadros (63kg), que ficou em sétimo lugar, e de Michael Marcelino, que venceu duas lutas até parar nas oitavas de final. 

Ketleyn, que busca pontos para se assegurar na zona de ranqueamento para Paris 2024, abriu o dia com vitória por waza-ari sobre a russa Anastasiia Manannikova e repetiu a dose contra Florentina Ivanescu, nas oitavas. Nas quartas, porém, sofreu ippon da número um do mundo, Catherine Beauchemin-Pinard, do Canadá, que foi campeã dessa etapa. Na repescagem, a brasileira bateu no estrangulamento da bicampeã mundial júnior, Johane Van Lishout, da Holanda, e não pôde lutar pelo bronze. 

Marcelino estreou com boa vitória sobre Eren Aksoy, da Turquia, por ippon, e eliminou Giorgi Chikhelidze, da Geórgia, vice-campeão do Grand Slam de Paris. Nas oitavas, o brasileiro sofreu um waza-ari na luta com Tohar Butbul, número 22 do mundo, buscou o empate, mas acabou imobilizado pelo israelense e encerrou sua caminhada na Geórgia. 

Vinícius Ardina (73kg) caiu na primeira luta para Abubakr Sherov (TJK); Ellen Froner (70kg) parou em Katie-Jemmima Yeats-Brown (GBR); Luana Carvalho (70kg) não passou pela bicampeã mundial Barbara Matic (CRO); e Pedro Medeiros (81kg) venceu Mesrop Badalyan (ARM), mas caiu para Dominic Ressel (GER). 

Domingo tem mais cinco brasileiros no tatame: Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg). 

As preliminares começam às 2h (horário de Brasília), com finais a partir das 10h. O Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, NSports, Sportv e Judo TV fazem a transmissão ao vivo dos combates.

RESULTADOS DO BRASIL ATÉ SÁBADO

BRONZE 

Rafaela Silva (57kg)
Willian Lima (66kg)

5º lugar 

Jéssica Lima (57kg)
Gabriel Falcão (81kg)

7º lugar 

Amanda Lima (48kg)
Larissa Pimenta (52kg)
Ketleyn Quadros (63kg)

Fonte: CBJ
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário