Outros Esportes

Judô: Vascaínos conquistam medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Desde o dia 27 de outubro, data da Cerimônia de Abertura, Brasília é palco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), tradicional evento que nesta edição recebe mais de 6 mil estudantes-atletas, de todas as unidades federativas, para 20 modalidades esportivas. Um dos pontos altos do evento, o Judô promoveu dois dias de competições na Associação Atlética Banco do Brasil e chegou ao fim no último domingo, 29 de outubro, com representantes de seis agremiações afiliadas à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro conquistando nada menos do que 15 medalhas.

Sobre o sistema de disputas do Judô nos JEBs, cabe mencionar que são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze em três séries diferentes. A Série Ouro é a mais relevante de todas, oferencendo vaga para os Jogos Escolares Sul-Americanos aos vencedores de cada categoria de peso. A Série Prata recebe os participantes eliminados nas quartas de final da Série Ouro, enquanto a Série Bronze conta com os participantes que perdem nas fases iniciais da competição. Em detalhes, as láureas dos representantes do Judô Rio, e suas respectivas categorias de peso, escolas e agremiações, foram as seguintes:

Série Ouro

Ouro: Gabriela Pereira (53Kg / Colégio Ação 1 / Reação), Manuela Maia (58Kg / Centro Educacional da Lagoa / Flamengo), Monique Alves (64Kg / Centro Escolar de Copacabana / Flamengo) e Henrique Bahiense (64Kg / Colégio Andrews / Flamengo).

Prata: Ian Cruz (40Kg / Sistema Elite de Ensino Irajá / Botafogo), Luiz Eduardo (58Kg / Santa Mônica Centro Educacional / Reação) e Clarisse Vallin (+64/ Colégio Brasileiro São Christóvão / Flamengo).

Bronze: Enzo Souza (36Kg / Escola Municipal / The Union)

Série Prata

Prata: Rafael Fonseca (+64Kg / Escola Municipal / Umbra-Vasco)

Bronze: Pedro Guadalupe (44Kg / Colégio e Curso Zerohum / Umbra-Vasco)

Série Bronze

Ouro: Maria Eduarda Maciel (36Kg / Colégio Força Máxima Vila da Penha / Reação) e Ana de Souza (48Kg / Escola Ort / Reação).

Prata: Gabriel Hallais (48Kg / Colégio Santa Mônica Taquara / Reação) e Micaela Santos (40Kg / Colégio Santo Agostinho / Botafogo).

Bronze: Julia Gonçalves (44Kg / Colégio Força Máxima Vila da Penha / Impacto).

Com esses resultados, o Rio de Janeiro terminou a classificação geral por equipes da Série Ouro na 2ª colocação, no Feminino, e na 3ª colocação, no Masculino. Um dos integrantes da Comissão Técnica – ao lado de Rafael Hottis (Impacto) e Carolina Pereira (Reação) –, Rodrigo Domiciano (Flamengo) ressaltou o clima de amizade construído na delegação durante o evento:

“Superação e coragem, para reverter resultados adversos rapidamente, e muita amizade, estes são os valores que eu destaco da campanha do Rio de Janeiro no JEBs. Os alunos-atletas passaram quatro dias juntos, somando aeroporto, ônibus, hotel, pesagem, clube, ginásio, competição… Foram quatro dias intensos de convívio em que judocas de agremiações diferentes criaram vínculos de amizade que eu espero que fiquem para a vida toda. Em breve, teremos o Torneio de Encerramento da FJERJ, onde esses mesmos alunos-atletas que estiveram juntos nos JEBs estarão lutando entre si. E eles vão saber que isso faz parte do esporte, que os adversários não são inimigos. Ninguém deveria se tornar um faixa preta sem esse entendimento, e acho que a amizade é o maior legado que o JEBs deixou para os jovens da nossa equipe”.

Concluindo, o treinador Rodrigo Domiciano fez questão de reforçar que o clima de amizade na delegação se deu não apenas entre os estudantes-atletas, mas envolveu até mesmo os familiares presentes, que se esforçaram ao máximo para comunicar aos que não puderam comparecer o andamento das competições através de vídeos, fotos e textos.

Fonte: Judô Rio
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário