Outros Esportes

Judô: Vasco participa do Circuito Hajime 2023

Após a realização de quatro etapas, sempre com mais de 1.000 inscritos, chegou ao fim o Circuito Hajime 2023, que consagrou a Associação Judô Zoshikan Helio de Oliveira como grande campeã. A agremiação de Campo Grande terminou a classificação com 224 pontos, à frente de Instituto Renascer (222) e Botafogo Judô (216). A Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro, vencedora da quarta e última etapa, que foi realizada no dia 21 de outubro na Arena da Juventudade, fechou a temporada na quarta colocação, somando 194 pontos. Treinador da Associação Helio de Oliveira, o sensei Raphael França expressou sua emoção pela conquista:

“Por si só, o nome do circuito já diz muito. Hajime. Começar. Início de algo. Com isso, a FJERJ foi cirúrgica por estar tendo esse olhar para base. Participar do Hajime promove diversos ensinamentos dentro do shiajô, mas principalmente fora, com a formação de um cidadão do bem e diferenciado. A ficha ainda não caiu de termos conquistado o Circuito Hajime. É um sentimento muito grande, pois é o resultado de um trabalho que temos feito como forma de agradecimento a tudo que o sensei Helio fez dentro do Judô, em mais de 50 anos de existência da nossa academia”.

O critério principal de pontuação do Circuito Hajime é o da participação, sendo que a pontuação de uma agremiação em cada etapa é calculada pelo número de inscrições menos 2 pontos para cada atleta remanejado de categoria nos dias do evento. Embora o Circuito Hajime promova competições em seis diferentes classes, que vão de Sub-9 até Dangai (para atletas nascidos antes de 2006), a opção por valorizar a participação, e não a performance, está plenamente de acordo com os valores que a FJERJ deseja promover com o evento, conforme ressalta o presidente da Federação, o sensei Jucinei Costa:

“Criamos o Circuito Hajime com o objetivo de ser uma porta de entrada em dois sentidos. Primeiro, para receber aqueles que ainda estão começando a viver o universo competitivo do Judô, e, segundo, para os que desejam ter os primeiros contatos com a FJERJ, daí a maioria das classes ser aberta a participantes não federados. Por isso, acreditamos que o ambiente de competições do Circuito Hajime deve ser marcado por características como receptividade, leveza e suavidade”, comentou Jucinei Costa, que concluiu: “E se um participante que conheceu o ambiente do Hajime decidir, junto com os seus familiares e professores, que é o momento de experimentar o chamado Judô de alto rendimento, o Circuito Estadual oferecerá toda a estrutura necessária para o crescimento deste atleta”.

Para que que o Circuito Hajime tenha um ambiente nos moldes descritos por Jucinei Costa, os árbitros possuem fundamental importância. Inclusive, o sensei Jeferson Vieira, vice-presidente da FJERJ, destaca que os próprios Cursos de Formação de Árbitros da Federação dão uma atenção especial aos valores que Circuito Hajime deseja compartilhar com os seus participantes:

“No Circuito Hajime, os aspectos lúdico e educacional do Judô não ficam limitados aos aulões para os meninos e meninas até 6 anos, onde temos a participação da mascote Judofinho e uma série de outras atividades. Durante as competições, os árbitros têm como função primordial a orientação aos jovens judocas, visando que as disputas ocorram em um clima agradável e de aprendizado para todos, independente do resultado final da luta. Essa postura da arbitragem fica bem evidente nos momentos em que as punições são aplicadas, o que é feito com gestos não agressivos e acompanhados de explicações cuidadosas”.

Veja, abaixo, a classificação da última etapa do Circuito Hajime, no dia 21 de outubro, e a classificação final após a realização de todas as quatro etapas.

Resultado da 4a etapa - Baixar

Resultado Final – Circuito Hajime 2023 - Baixar

Fonte: FJERJ
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário