Categorias de base

Juniores: Matheus Souza vai disputar primeira Copa São Paulo

Em Cantagalo, município localizado a 200 quilômetros da capital fluminense, nasceu uma das apostas do Vasco para o futuro. Em São Januário desde 2007, o lateral-esquerdo Matheus Souza vem aos poucos conquistando seu espaço dentro do Gigante da Colina.

Com contrato assinado até 2015, o jovem de 17 anos tem tudo para ser titular do sub-20 na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogador faz parte do time principal desde o início da preparação para o torneio.

Fã de Roberto Carlos, craque que marcou época na Seleção Brasileira, e um dos destaques do juvenil nesta temporada, Souza foi promovido para sub-20 no segundo semestre deste ano e chegou a fazer parte do elenco que disputou o Torneio Otávio Pinto Guimarães e a Copa do Brasil. Apesar de não ter disputado muitas partidas, o camisa 6 acredita que teve um bom desempenho nos primeiros meses de juniores.

- A minha temporada com o juvenil foi muito boa, pois fiz minha parte e ajudei o time a disputar as finais. O início no juniores está sendo ótimo. Já aprendi muita coisa desde que subi. Nossa preparação para a Copa São Paulo está sendo ótima. Nosso grupo está querendo demais. Vamos fazer de tudo para trazer o caneco - garantiu o atleta.

Da mesma geração de Caio Monteiro e Bruno Cosendey, Matheus passou por todas as categorias da base, mora ao lado do Estádio de São Januário e estuda no Colégio Vasco da Gama. Foi na Colina que o atleta superou a saudade dos familiares e adquiriu fundamentos que hoje são essenciais para o seu bom rendimento dentro das quatro linhas. Jogador de muita força física, Souza dificilmente perde uma disputa de bola. O chute forte é outra característica marcante do cantagalense.

- Cheguei ao Vasco em 2007 para jogar direto no campo. Não passei pelo futsal. Cheguei para realizar o sonho de ser jogador de futebol e dar um futuro melhor para a minha família. Meu momento de maior tristeza foi quando eu tive que largar minha família lá em Cantagalo. Minha alegria é vestir a camisa do Vasco. Tenho muito amor por ela. Hoje o Vasco é a minha segunda casa - afirmou Matheus.

Assim como todos os garotos que lutam por um espaço na base, o lateral-esquerdo tem como principal objetivo conquistar um lugar no time profissional. O retrospecto recente de aproveitamento do clube na posição é animador. Hoje na equipe de cima, Henrique e Lorran são apenas alguns dos jovens que atuam pelo setor esquerdo aproveitados recentemente.

- Isso me anima bastante. Estou trabalhando muito forte para ter uma oportunidade no time profissional. Sei que preciso estar pronto para aproveitar a oportunidade quando ela aparecer. A pior coisa é quando ela vem e você não está pronto. Sei que tenho que matar um leão por dia para realizar o meu sonho. Quero se tornar um jogador profissional do Vasco da Gama. Quero dar muitas alegrias para esse clube que é tudo para mim - disse Souza.

De olho no segundo título, o Vasco estreia no próximo dia 04 de janeiro na Copa São Paulo. O primeiro adversário cruz-maltino será o Araxá, de Minas Gerais. Na segunda rodada do torneio, no dia 07, o Gigante da Colina enfrentará o Serrano (BA). A participação vascaína na primeira fase será encerrada contra o Taubaté (SP), no dia 10.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri