Categorias de base

Juniores: Rodney Gonçalves sai em defesa de Bruno Cosendey após polêmica

O vazamento de um áudio com declarações de Alexandre Lobo, pai do volante Bruno Cosendey, de 18 anos, na última segunda-feira segue repercutindo nas categorias de base do Vasco. Criticado na conversa por causa de um suposto esquema para beneficiar alguns jogadores em detrimento de outros, o técnico Rodney Gonçalves pediu para dar sua versão. O comandante da equipe sub-20 de São Januário isentou Bruno de culpa e repudiou as acusações.

Na conversa, Alexandre diz que o filho não foi valorizado e afirmou que Bruno foi barrado já que Rodney ''fica colocando alguns jogadores de interesses deles, meninos que não são criados na base do Vasco, que vieram de fora'' para jogar. Recentemente, Cosendey renovou seu contrato por três anos e estava perto de ser emprestado ao futebol português.

- Bruno é um patrimônio do Vasco. Ele precisa se preservado. É o menos culpado nessa história. Que fique bem claro: quem errou foi o pai pela infelicidade nas declarações. Eu sigo uma conduta de trabalho, já passei por vários clubes e até seleção de base. Ninguém tem nada para falar da minha conduta pessoal e profissional. Isso eu abomino e não aceito. Lamento por uma colocação infeliz e infundada. Se ele acha que realmente existe algo errado, que prove pelos meios legais, normais e possíveis. Da mesma forma que vou averiguar uma forma de me defender. Alguém indica os jogadores que podem ser contratados e eu simplesmente avalio. Se vai jogar ou não, é uma questão técnica. Não sei se é desse ou daquele empresário, não respondo por isso. Apenas avalio se o atleta tem condições de defender o Vasco - disse.

Apesar do problema, Rodney deu a entender que não pretende levar o caso para a Justiça.

- Sobre processo, volto a falar: há um menino no meio e ele é o menos culpado. Não foi o Bruno que deu aquelas declarações. Não vou prejudicar o garoto e não vou agir por impulso, o que talvez tenha acontecido com o pai. Não quis me manifestar antes para poder agir com consciência. As colocações dele são infundadas. Já passei por clubes como Portuguesa-SP, Audax, pelo profissional do CFZ e do Duque de Caxias, trabalhei fora do Brasil, e não tem ninguém que fale algo como isso. Só tenho a lamentar.

Volante está afastado do elenco de juniores

Bruno Consendey, aliás, vem treinando separado do elenco de juniores. Rodney garante que o afastamento não teve nada a ver com o áudio, e sim por um ato de indisciplina após o jogo conta o Flamengo na quarta-feira passada.

- Nessa partida, o Bruno, após ser substituído, teve um comportamento que a diretoria classificou como inadequado. Que não condiz com o que a gente prega. A postura dos atletas em relação à comissão técnica e a outras coisas precisa ser preservada. Bruno foi afastado em virtude desse caso. O tempo da sanção depende da diretoria chega a um entendimento com o próprio atleta. Por coincidência, na segunda surgiu o áudio. Mas o Bruno não será punido por isso, até porque não foi ele. O jogador vinha sendo aproveitado até sofrer uma lesão que foi mais grave do que o esperado. Durante a recuperação, outros meninos entraram e corresponderam. Pela lógica, agora ele precisava esperar sua vez novamente. Nos dois últimos jogos, aliás, o Bruno foi até titular. As críticas do pai são mais uma visão pessoal do que um discurso fundamentado.

Desde que o áudio veio à público, o GloboEsporte.com tenta contato com Alexandre Lobo. Na primeira ligação, na noite de segunda-feira, ele atendeu e disse que preferia falar depois. Nas tentativas seguintes, a reportagem não conseguiu mais localizar o pai de Bruno Cosendey.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri