Política

Junta se manifesta e quer derrubar liminar que mantém Dinamite no Vasco

Mais de um mês depois da liminar que mantém Roberto Dinamite na presidência administrativa do Vasco, o caso ainda segue com o desembargador Camilo Rulière. Nesta terça-feira, a diretoria de transição se manifesta no processo e marca posição na tentativa de derrubar o recurso apresentado pela chapa "Sempre Vasco". Em documento de 39 páginas, a junta administrativa, que não chegou a assumir o clube, alega conflito de interesses da chapa concorrente nas eleições e dos advogados do clube e enumera problemas administrativos e financeiros vascaínos.

Formada pelo vice-presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói, por Eduardo Rebuzzi, estes dois indicados por Eurico Miranda, pelo procurador da República Alcides Martins e Jorge Luiz Morais, indicações de Roberto Monteiro, a junta envia ao gabinete da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a petição antes mesmo de receber a intimação para se manifestar no caso. A antecipação tem como objetivo evitar maior prolongamento.

A batalha jurídica teve outro capítulo na semana passada, quando o departamento jurídico do Vasco se manifestou concordando com os argumentos apresentados ao desembargador e negou conflito de interesses no processo. Segundo texto do advogado Marcello Macedo, houve "convergência de conceitos constitucionais, ordinários e estatutários. Nada mais", dizia um trecho do documento levado ao desembargador. Para o departamento jurídico do Vasco, a sessão realizada no dia 13 de agosto, em que o Conselho Deliberativo decidiu pela não prorrogação do mandato de Dinamite, feriu o estatuto pela irregularidade da convocação do encontro, também devido à "desestabilização institucional" que seria provacada pelo que o advogado vascaíno classifica como extinção dos poderes do clube e ainda pela falta de garantia de um processo eleitoral transparente.

O advogado e grande benemérito do Vasco, Silvio Godói, diz que a petição da junta leva "provas substanciais do conluio" entre a chapa "Sempre Vasco" e os advogados do clube. Ele lembra que os advogados Osvaldo Sestario, que voltou a representar o Vasco nos tribunais esportivos, e Alan Belaciano, membro da chapa de Julio Brant, apoiada por Edmundo na sucessão presidencial de Dinamite, são sócios, o que foi motivo de matéria recente do GloboEsporte.com.

- Nunca vi réu concordar com autor, é a primeira vez. São meses de salários atrasados, o clube vive um caos total, não há comando. O caso dos meninos do sub-15, que não recebem R$ 300 de ajuda de custo, é um crime. Tem o remo, em que atletas estão há oito meses sem receber salários. Tem o muro que caiu, vai fazer um ano e não tinham R$ 700 para alugar um equipamento. Falta água, pão, papel higiênico...

Apesar de não ter recebido ainda a intimação pela manifestação no caso, segundo Godói somente na última sexta-feira o cartório certificou o pedido de resposta para os quatro membros da junta, eles estão dando entrada até o fim do dia com esta petição. Ele lamenta a demora em nova decisão do caso pelo desembargador Camilo Rulière. O magistrado está de licença e só volta na semana que vem. A assessoria de imprensa do TJRJ não informou se há algum prazo para nova movimentação no processo.

- O prazo (para nova decisão) deveria ser sumário, não sei qual motivo desse imbróglio todo. Se não houver decisão na semana que vem, infelizmente, pouco vai adiantar, pois vai faltar apenas um mês e alguma coisa para a eleição - diz o grande benemérito do Vasco.

A junta também pretende se encontrar com o desembargador na próxima semana.

- Vamos pedir uma entrevista com ele, para que nos conheça e para que tenha ideia de que não somos bobalhões, mostrar porque fomos escolhidos. A ideia que estão passando é de que pertencemos a grupos políticos e que isso inviabilizaria nossa participação (na diretoria de transição). Ora, todos pertencem a grupos políticos. Ou se é situação ou é oposição. Ou então não se mete em política - reforça o grande benemérito.

Força de Eurico

Antigo aliado político de Eurico Miranda, Godói acompanha de perto também o trabalho de recadastramento iniciado na semana passada pelo clube. Para ele, o serviço vai atingir no máximo seis mil associados do Vasco, com pequena participação de sócios remidos. Lembrando que as eleições do Vasco historicamente contam com pouco mais de cinco mil votos, ele faz uma previsão otimista para ressaltar a força da candidatura de Eurico.

- Temos ligados ao nosso grupo 300 ou 400 sócios, mas há os ligados aos beneméritos, à Força Jovem do Vasco e outras organizadas. Nós vamos ter um número em torno de 2.500 sócios para essa eleição - prevê o grande benemérito do Vasco.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir