Torcida

Justiça proíbe 11 envolvidos em brigas de torcidas a ir a estádios

De acordo com a decisão, 20 torcedores do Flamengo e Vasco foram detidos e apresentados ao Juizado Especial do Torcedor, no Maracanã, durante a partida entre os times na tarde de domingo. A ação pede que os 11 citados — Matheus de Souza Fernandes, Jonas da Silva Athayde, Hiuri Cunhas Gonçalves, Claudio Luiz Firme da Silva, Nathan Roder Biglizzi, Marllon Vinícios da Rocha Garcia, Cassiano Linhares de Souza, Lucas Goulart da Silva Andrade, Tiago da Silva Ribeiro, Tarcísio dos Santos Ferreira da Silva e Israel Victor Cabral Silva Souza —, apresentem-se à delegacia do bairro em que moram duas antes do início de casa partida durante o período de seis meses.

Além disso, dois torcedores que estavam com o grupo detido, Jhones da Silva e Marcelo Martins da Costa, foram indiciados por roubo e injuria racial, respectivamente.  Ambos deverão cumprir medidas cautelares diversas, entre elas, o afastamento dos estádios.  Outros dois jovens foram acusados da venda de ingressos falsos. 

Ainda segundo a determinação, quem descumprir a medida será denunciado por desobediência de ordem judicial, com pena prevista de 15 dias até 6 meses de detenção e multa.

Brigas em um ano deixou três mortes e 17 feriados

Um levantamento feito pelo Jornal O GLOBO mostra que o Estado do Rio de Janeiro teve, ao menos, três mortos e 17 feridos em brigas entre torcidas organizadas neste ano, envolvendo torcedores dos quatro grandes clubes. Entre as vítimas que não resistiram estão flamenguistas e vascaínos — torcidas que têm histórico de enfrentamentos. No caso mais recente, na tarde deste domingo, Reinaldo Baptista da Silva Júnior, de 35 anos, foi morto em Cosmos, na Zona Oeste do Rio.

Torcedor do Flamengo, Reinaldo chegava à estação de trem do bairro quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Segundo testemunhas, os tiros vieram de dentro do vagão, onde estavam torcedores do Vasco. Além dele, outras quatro pessoas ficaram feridas na confusão, mas não chegaram a ser hospitalizadas. Todas foram encaminhadas ao Hospital municipal Rocha Faria, em Campo Grande, e liberadas.

Relembre casos

3 de fevereiro

Um torcedor do Botafogo foi agredido por integrantes de uma torcida organizada do Fluminense, na tarde daquele domingo, dia em que os dois times cariocas se enfrentaram no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio. O episódio de violência aconteceu em um estabelecimento comercial no bairro de Morro Agudo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Briga entre torcedores em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução

5 de março

Uma das maiores rivalidades do futebol do Rio, o Clássico de Milhões foi marcado por cenas lamentáveis fora dos gramados. No acesso ao Maracanã, nas ruas no entorno do estádio e nas estações de metrô que levam ao palco do duelo entre Flamengo e Vasco, diversas brigas entre torcedores eclodiram, com muita violência. Um dos oito feridos nas brigas entre torcedores não resistiu e morreu no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio.

Confusão entre torcedores antes de Flamengo x Vasco, neste domingo — Foto: Reprodução

30 de abril

Uma briga generalizada entre torcedores do Flamengo e do Botafogo, na tarde daquele domingo, no Colubandê, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, terminou com um homem baleado. Vídeos que mostram o conflito foram publicados nas redes sociais — tanto por quem passava pelo local, quanto por integrantes das torcidas organizadas. Os dois times se enfrentaram naquela tarde.

8 de outubro

Maxwel Lopes, de 20 anos, morreu após ser baleado na noite daquele sábado. O crime ocorreu durante uma confusão depois da partida entre Vasco e São Paulo, em São Januário, na Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 21h10, e a vítima foi socorrida para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, mas deu entrada na unidade morto. Outro homem também teria sido espancado na mesma situação e foi atendido em uma unidade de saúde.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta segunda-feira, que 11 envolvidos na briga das torcidas organizadas do Flamengo e Vasco, que terminou com a morte de Reinaldo Baptista, de 35 anos, em Cosmos, na Zona Norte do Rio, e deixou quatro pessoas feridas, sejam proibidos de frequentar estádios de futebol no Rio por seis meses.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário