Futebol

Lado esquerdo, Zé Ricardo: As lições de Racing 4 x 0 Vasco

​Quando se perde de forma avassaladora, como aconteceu com o Vasco nesta quinta-feira (19), geralmente dizem que é para esquecer. Equívoco. É para lembrar. E o que o Racing fez no El Cilindro, aplicando o 4 a 0, tem que ficar na memória deste grupo, diretoria e também torcida. Pois nesta noite, na Argentina, poucas coisas foram como são. Precisam voltar a ser. E outras, definitivamente, devem mudar. 

OS CONFRONTOS ESTÃO DEFINIDOS! Nos dias 24 e 25 de abril, o Liverpool enfrenta a Roma em Anfield, enquanto o Bayern pega o Real na Allianz Arena! Não quer perder nenhum lances das semifinais da Liga dos Campeões?! Então, clique aqui e assine o Esporte Interativo Plus por apenas R$9,90/mês!

O time perdeu três chances claras no ataque: duas com Wellington e uma com Wagner. A partir daí, tudo desandou. A começar por Zé Ricardo. Com um trabalho brilhante desde 2017, a partida contra o Racing foi um ponto fora da curva. Em algum momento o homem que "tira leite de pedra" ia errar. E a hora chegou. O comandante optou por Bruno Silva ao lado de Wellington e Desábato, jogando com três volantes. Um 4-5-1 que, antes da partida, presumia-se uma escolha para segurar o poderoso ataque do adversário. Não deu certo. 

​LADO ESQUERDO CAÓTICO 

Desde o começo, Centurión e Saravia infernizavam Henrique pela esquerda. Mas Zé Ricardo, ao invés de colocar um dos volantes para cobrir e ajudar o lateral, encarregou Evander da função. Não deu outra: o camisa 10 ficou perdido. Fez um jogo ruim. Porém, neste caso, a culpa é mais de quem o coloca para desempenhar tal função do que ele mesmo, que não tem característica de marcação, principalmente com outros em campo que deveriam fazer a função. Como Desábato, que fez sua pior partida com a camisa cruz-maltina. Tem crédito.  

MARTÍN SENDO MARTÍN 

Dois dos quatro gols surgiram do lado esquerdo. Os três pênaltis (o primeiro inexistente) aconteceram no mesmo flanco. Se poucas coisas foram como Vasco são nesta noite, uma delas é Martín Silva, que pegou duas cobranças de Lisandro López. Foi quem se salvou, mesmo com a goleada.

​OS EXPERIENTES QUE FORAM 'GAROTOS'

Erazo e Wellington, experientes e que já jogaram Libertadores, pareciam 'garotos'. O zagueiro, fora o pênalti infantil em Lautaro Martínez, em um determinado lance, deixou de finalizar dentro da área para reclamar de um possível pênalti. Inexplicável. O volante errou praticamente tudo o que tentou, além de ter originado em um passe errado o terceiro gol do Racing, que acabou com qualquer chance de reação do Vasco.

​DESASTRE NÃO. MAS SIM ALERTA

Não está tudo errado. É preciso lembrar a realidade do Vasco. É necessário entender que esse grupo, muito profissional, convive com salários atrasados. Que Zé Ricardo, mesmo com a falha desta quinta, segue fazendo um trabalho de excelência e arrisco a dizer que, no mercado, não existe outro que conseguiria fazer metade. Limitações existem. O elenco precisa ser reavaliado pela diretoria. Clama-se por um 'camisa 9'. Não porque Ríos é ruim. Mas simplesmente por não ser '9'.  

Mas não foi um desastre. Libertadores passa longe de ser obrigação. Foi um alerta. Quase ensurdecedor e doloroso para a torcida. Mas que tem que ser alto o suficiente para que o Vasco, como um todo, aprenda com as falhas e, inevitavelmente, lembre de ser como é para que, no restante da temporada, todos os erros sejam transformados em êxito. É possível, mesmo que a maior competição da América fique cada vez mais distante. 

Fonte: Esporte Interativo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário