Futebol

Leia coletiva completa de Doriva após conquista do título carioca

"Não foi fácil". Doriva usou a frase para falar um pouco do título estadual conquistado pelo Vasco neste domingo, após vitória por 2 a 1 diante do Botafogo, no Maracanã. O treinador lembrou o difícil começo de ano, quando chegou a São Januário e começou a montar uma equipe bastante modificada em relação ao ano anterior. O Vasco se superou na reta final, eliminou o Flamengo e derrotou duas vezes o Alvinegro na decisão. Conquista que deixa o técnico radiante um ano depois de levar o modesto Ituano ao topo do futebol paulista, mas não o faz fechar os olhos para o que vem pela frente.

- Estou muito feliz de poder conquistar em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas muito mais feliz pela vitória dessa equipe, o comprometimento. Nosso trabalho foi reconhecido por esse título. Ficamos muito felizes, não foi fácil. Desde o inicio, diretoria nova, elenco novo, encontrar a equipe ideal, com muito trabalho conseguimos essa conquista, com muitos méritos - disse Doriva.

Daqui a dois dias, o treinador prometeu parar de festejar o título e começar a trabalhar para a estreia no Campeonato Brasileiro. O Vasco deve ser reforçado para a disputa da competição, de acordo com palavras de Doriva. A estreia será neste domingo, às 18h30, diante do Goiás, em São Januário.

- A gente espera seguir bem. Vamos entrar em uma competição muito difícil, nível muito alto, mas com cetreza o fato de ter feito esse trabalho foi importantíssimo, traz confiança extra. Não vamos ter muito tempo, provavelmente devem chegar peças importantes, o campeonato é longo. Vamos desfrutar hoje e amanhã, mas depois focar de novo porque no fim de semana temos o primeiro compromisso do Brasileiro.

A entrevista na íntegra:

Maior virtude

Com certeza a união foi a maior virtude desse grupo. Conseguimos agregar esse elenco, procuramos ser frontais o tempo todo com os atletas, conseguimos tirar desses atletas o melhor rendimento e trabalhamos assim para atingir esse nível de competitividade, com respeito. Conseguimos fazer um campeonato muito bom, fomos nos fortalecendo e tivemos momentos realmente marcantes. Considero que foi preponderante a vitória contra o Fluminense. Ali vimos que podíamos ir longe na competição, o time adquiriu confiança pela maneira que jogou, depois tivemos a vitória contra o Flamengo e fomos amadurecendo durante a competição, vendo que poderíamos chegar longe.

Importância de treinos fechados

Fizemos pouca coisa nova, porque quando se fecha o treino assim é muito mais em função da privacidade, para fazer uma jogada ensaiada. A gente fez uma (jogada) que lamentamos não fazer o gol, foi jogada ensaiada que aconteceu no jogo, mas para, mim pessoalmente, conquistar esse título com o Vasco. Para consolidar a minha carreira, é um mercado difícil, competitivo de treinadores e quando se consegue um título o trabalho passa a ser mais reconhecido. Agora vou dar sequência na minha carreira.

Título especial

É um título especial em que todos têm seu valor. Sabemos que as pessoas que passaram por aqui e não conquistaram lamentam, porque no ano passado passou perto. Pudemos escrever nosso nome, esse título fica para a eternidade. Vão passar gerações e vão ver que quem ganhou o Carioca de 2015 foi o Vasco. Sem exceção de nenhum jogador, ninguém da comissão técnica. Todos são campeões.

Rafael Silva

Rafael Silva eu não diria que é talismã. É um menino que tem potencial, teve uma sequência muito boa nessa reta final e se credenciou para ser titular pela performance dentro de campo. Ele ajudou bastante no Campeonato Paulista no ano passado quando jogava em outra função. Ficamos felizes por ele ter conseguido dar esse passo na carreira.

Campeonato Brasileiro

Estávamos muito focados nesse campeonato. Amanhã temos reunião para pensar em outros objetivos, temos uma competição diferente, qualificada, vamos buscar um trabalho consistente que nos faça pleitear vagas na Libertadores e, dependendo da sequência, buscar o título. O Vasco sempre vai jogar pelo título. Brasileiro não é facil de conquistar, mas vamos ambicionar o mais alto. O lema (o respeito voltou) aumenta a auto estima de todos. Conquistar campeonato da maneira que foi, sendo que no início o Vasco era desacreditado. É fantástico conquistar esse título com o Vasco.

Eurico Miranda

O presidente é fantástico. Uma pessoa muito carismática, desde o primeiro momento na apresentação, enquanto achavam que estavam proibindo as perguntas, enxerguei de maneira diferente. Ele estava me protegendo. Ali eu me senti abraçado. É um personagem, a gente fica muito feliz de poder trabalhar com ele. Ver como é uma pessoa honesta, verdadeira, como valoriza o sentido da família. A gente sente isso dentro do Vasco.  Quem está fora não tem essa imagem, mas podemos ver de perto o valor da família.

Guiñazu

É um símbolo nosso, ele joga com o coração, é um guerreiro, um símbolo. Não é só contagiar o grupo o que ele fez, ele tem muita qualidade, erra pouquíssimo. E o fato de ser aguerrido, não quer dizer que seja violento. Ele chega rápido para diminuir espaço. Ele e Serginho fizeram trabalho muito eficiente na marcação.

Família no estádio

É fantástico ter a família por perto. Minha esposa não veio, não gosta de interferir muito nesse momento. Mas foi muito bom tê-los por aqui.

Euforia da torcida

A gente procurou tratar desse assunto contendo um pouco a euforia para não chegar nos atletas. Logicamente que a torcida estava eufórica e estávamos contendo isso para que estivéssemos totalmente focados. Não podemos tirar os méritos do Botafogo, do René, o trabalho deles foi muito bom. Falei isso para ele, o trabalho foi muito bom. Para nós foi ainda melhor.

Ambição

Desde o início estimulamos eles a serem ambiciosos e projetarem o melhor. Durante todo o trabalho mostrávamos para eles que era muito importante que conquistassem o direito de escrever o nome no clube. Nossos atletas estavam ambicionando isso, todos muito focados.

Insinuações de adversários

As pessoas podem falar o que quiserem, sempre focamos no trabalho em si, tentando a cada jogo motivar os atletas, focados para conquistar os pontos. Nem pensamos verdadeiramente na arbitragem, é um assunto que pouco tratamos.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir