Futebol

Leia coletiva completa de Joel Santana (25/10/2014)

O Vasco criou chances e saiu na frente, mas não conseguiu vencer a líder Ponte Preta na tarde deste sábado, em São Januário, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo abaixo). Apesar do novo tropeço, o técnico Joel Santana elogiou a atuação de sua equipe. Segundo ele, o placar de 1 a 1 não refletiu a superioridade cruz-maltina. O treinador manteve a confiança no retorno para a elite do futebol brasileiro, mas não deixou de criticar o momento irregular da equipe na competição. Já são três jogos sem vitória. Uma situação boa pela terceira posição na tabela, com 54 pontos, mas nada confortável na visão de Joel.

- Foi um jogo em que tivemos a supremacia, mas não soubemos vencer. Jogamos melhor, muito melhor. Nossa situação no campeonato é boa, mas não confortável. Estamos sentados na acomodação. Tem Avaí, Ceará, Santa, América-MG... Tudo por perto. É perigoso. Cada vitória representam dois degraus que a gente sobe. Vamos trabalhar, porque não tem nada definido - resumiu após a partida.

O elenco vascaíno folga neste domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira, à tarde, no CFZ. O Cruz-Maltino volta a campo na próxima sexta-feira pela Série B do Campeonato Brasileiro. O clube carioca enfrentará o Paraná, às 21h50 (de Brasília), no Durival Britto, em Curitiba.

Confira outros trechos da entrevista:

Atuação

Fiz algumas mexidas na equipe, porque vínhamos de dois resultados negativos. Tentamos um time mais rápido, mais flexível. O adversário veio jogando nos contra-ataques, que se resumiam em bolas no Renato Cajá e no Cafu. Estávamos prevenidos, colocamos o Aranda para tomar conta do Cajá e dobramos a marcação no ponta, que é perigoso. Surtiu efeito. No primeiro tempo, nosso goleiro não foi exigido. No segundo tempo, bobeamos. Na bola que eles chegaram, fizeram o gol. Atacamos, criamos... Tirei o Lorran porque ele seria expulso. Na segunda, tirei o Crispim pois ele pediu. Está com gelo no tornozelo. mas ninguém sabe. Não iria tirar um jogador que estava bem em campo. Tentei colocar o Montoya, que tem característica parecida, mas não fez efeito. O adversário veio muito retraído, defensivo, bobeamos no gol. Quando a torcida inflamou, saiu o empate. não deu nem tempo de tentar os contra-ataques. Não vou reclamar, mas foi falta na primeira bola. Foi o que aconteceu. Foi um jogo em que tivemos a supremacia, mas não soubemos vencer. Jogamos melhor, muito melhor.

Gritos de "Burro"

Eu não sabia o motivo dos grupos. Tanto que nem levei em consideração. Tudo o que fiz foi em função da partida. Lorran saiu para não ser expulso, Douglas Silva se machucou e o Crispim pediu para sair. Tentamos, mas o rival estava fechado, não conseguimos a última bola. Se olharem as estatísticas, deve ter sido algo absurdo. Tivemos posse de bola, chutamos a gol, foi uma supremacia grande. Não sei porque me xingaram.

Envergonhado contra o América-RN...

Hoje não. Mas faltou traduzir em gols a nossa superioridade. Considero que foi uma boa partida, só o resultado não condiz com a realidade. Futebol é gol. Às vezes o time joga bem e não vence. Contra o Santa Cruz foi assim. Levamos um gol ridículo naquela partida. Não demos muitos espaços ao adversário, que jogava por uma bola. Não podiamos dormir em campo. Essa foi a tônica do jogo e matamos a origem das jogadas. No fim eu fiquei preocupado porque o time foi para o ataque e começou a dar espaços. Nem sei quantas vezes o nosso goleiro pegou na bola.

Substituições

Eu sabia que o Maxi e o Crispim não iam aguentar o jogo inteiro pela função que eles exercem. Precisava de duas substituições. Mas tive que mexer antes. O Dakson foi muito marcado também, ele erra porque tenta as bolas mais difíceis. Se estou com a minha equipe inteira, teria ainda a entrada do Thalles para juntar com o Kleber, Maxi de um lado, Crispim do outro. Mas não foi possível. Fui obrigado a queimar a última mexida com 28 minutos do segundo tempo. Foi um jogo atípico. Primeiro tempo muito bom, segundo não tão bom. Bobeamos no gol deles. Não deu tempo para sentarmos no resultado parcial e depois aproveitar os contra-ataques. Poderíamos ter vencido.

Projeção

O Santa Cruz tem um jogo a menos, pode chegar a 51. Ai teríamos quatro pontos de distância para o quinto colocado. Faltam seis jogos, 18 pontos, temos que fazer o dever de casa direitinho. Se fizermos, estamos dentro. Mas até confirmar vai ser difícil. Desde que estou aqui nenhuma equipe veio me encarar frente a frente. Ficam sempre escondidas. É difícil encontrar o gol. Choramos sangue para empatar com o Bragantino, por exemplo. Gostaria de ter vencido. Precisaríamos de mais sete pontos. Agora precisamos de nove ou dez ainda. Mas vamos esperar, degrau a degrau. Acho que Ponte Preta e Joinville já estão dentro. Nossa situação é boa, mas não confortável. Estamos sentados na acomodação. Tem Avaí, Ceará, Santa, América-MG... Tudo por perto. É perigoso. Cada vitória representam dois degraus. Vamos trabalhar, porque não tem nada definido.

Queda de rendimento

Jogamos um primeiro tempo ruim contra o Santa Cruz. Contra o América-RN, foi o jogo todo. Mas hoje (sábado) não jogamos mal. O campeonato é longo. No Brasil querem sempre um resultado imediato. Estou há um mês e meio no clube.  Tem um time ai, com treinado há dois anos no comando, que recentemente perdeu três e empatou uma. O Cruzeiro. É considerada a melhor equipe do Brasil. Em uma competição dessas, todas as equipes oscilam. Não quero mexer no time, mas sou obrigado sempre. Achei a equipe bem composta, organizada, ganhamos o meio. Se vencêssemos, seria uma atuação tão boa quando a que tivemos contra o Joinville. Infelizmente não conseguimos o resultado que queríamos para acalmar a torcida. Eles vieram e apoiaram. Vaiaram no fim porque queriam uma vitória, assim como todos nós.

Douglas

Fiquei satisfeito com a atuação do meu meio-campo hoje. O time ficou rápido com Maxi, Crispim... O Aranda é um jogador que não aparece muito, poucos esperavam sua escalação. Talvez tenha sido a cereja do bolo. Preparamos uma maneira de proteger nosso lado direito. Aranda tomou conta do Cajá. Infelizmente faltou o gol. E bobeamos também. Eles não fizeram nada para merecer um gol.

Perdeu o comando do time após o vazamento dos vídeos?

Não acho. Assim que cheguei conseguimos vários pontos. Cinco vitórias, quatro empates, mais de 60% de aproveitamento. Queríamos quatro pontos nos dois jogos fora de casa. Hoje estaríamos com 59 hoje. Estaríamos dentro. É normal essa oscilação. Em São Januário, todos os rivais jogam fechados. Fora de casa dão a vida contra o Vasco. O Vasco é o termômetro da Série B. Os jogadores querem se destacar até para um dia jogarem no clube. Mas tudo bem. Vou para casa insatisfeito com o resultado, mas feliz pelo o que a equipe produziu. Lorran entrou bem, mas foi bom tirar ele. Depois ele me contou que o juiz já tinha dito que na próxima iria expulsá-lo. Já o Crispim pediu para sair, mas ninguém viu. A torcida não entende. E se tem que vaiar, vai vaiar quem?

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir