Futebol

Lembra dele? Rodrigo Pimpão comenta sua passagem pelo Vasco

Em meio a um caminhão de novos jogadores - a maioria pouco conhecidos -, a aposta que mais surpreendeu no Vasco de 2009 foi Rodrigo Pimpão. Atacante rápido, ousado e sem papas na língua, não sentiu o peso da responsabilidade e logo conquistou a torcida com gols no início da temporada de reconstrução no clube. Cinco anos depois, com outro rebaixamento na conta, a Série B é mais uma vez o desafio, e a tensão da estreia da equipe, neste sábado, contra o América-MG, cresce a cada momento. E foi do hoje destaque do América-RN, futuro rival cruz-maltino, o único gol do confronto com o Brasiliense, em 2009, também em São Januário, abrindo caminho para um retorno à elite sem sustos e garantindo a alegria aos 20 mil presentes no caldeirão lotado e vibrante.

A carreira de Pimpão, porém, ainda não decolou como em seus sonhos. Apesar de experiências positivas no Japão e na Coreia do Sul, o jogador de 26 anos jamais disputou o Brasileirão da Série A - à exceção de três partidas antes de sair da Ponte Preta, em 2012. Paralelamente, lamenta a nova situação difícil do Vasco - com a polêmica perda do título carioca, dentro de campo, e com a crise financeira, fora dele. Mas sem deixar de lado as recordações.

- As lembranças são muito boas. A conquista da Série B foi importante demais para mim e para o momento do clube. Foi uma das melhores fases que vivi e logo no início, superando as expectativas. Tenho um carinho grande aqui no América, vim numa situação difícil ano passado e o torcedor nos acolheu. Mas foram momentos ainda mais felizes no Vasco. Tanto que até hoje recebo mensagens de torcedores pedindo para voltar. É uma pena que não tenha se mantido no topo, mas tenho certeza de que vai voltar - afirmou.

Da vitória sobre o Jacaré, dia 9 de maio, que saiu depois de chute seu de pé direito perto da metade do segundo tempo, o atacante destaca a atmosfera que envolvia o estádio sob a condução de um lema marcante que foi protagonista durante a redenção do clube: "O sentimento não pode parar", em verso extraído de um dos cantos nas arquibancadas.

- Naquele ano difícil para o Vasco o apoio foi o diferencial. O torcedor abraçou a causa e tinha aquela coisa do sentimento que não pode parar. O lema era muito forte e nos empurrava. Tentávamos colocar para dentro de campo e superar as dificuldades, já que éramos o time a ser batido, o mais visado. Fomos muito felizes na estreia pela personalidade e determinação, e os vascaínos, por entenderem que seria importante comparecer. Sair vencendo é o primeiro passo para atrair o público e o carinho. A motivação dos jogadores deve estar abalada, mas tem de esquecer logo e focar na Série B.

Desta vez, a campanha começou às vésperas da competição, após a divulgação da ideia em fevereiro. Baseado no mote "Sempre ao teu lado", modelos de camiseta foram distribuídos para quem foi à Colina assistir ao jogo contra o Resende, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e passarão a ser vendidos na franquia de lojas oficiais do clube. Agora, falta pegar entre os torcedor.

LESÕES E FALTA DE CONFIANÇA

No entanto, a trajetória de Pimpão não teve sequência. Uma lesão muscular e uma luxação no cotovelo o tiraram de ação por meses e seu último gol foi contra o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil, ainda em maio. Depois da moral com Dorival Júnior, a realidade era dura com Vagner Mancini, que deixou claro que não contava com ele. A partir de então, foram cinco empréstimos e nenhuma oportunidade de provar seu valor.

- Não tenho mágoa de ninguém, até pelo contrário. Fiz amigos no clube, como o Ramon, o Titi, o Carlos Alberto me ajudou muito também, e o Rodrigo Caetano, que sempre me apoiou. Sempre que acabava o contrato com algum time, eu tinha o desejo de ser reintegrado novamente, sabendo que poderia demonstrar mais, ajudar o time. Mas as coisas foram andando da maneira como tinha que ser - disse, conformado.

Antes da frustração, o atacante aprendeu muito em São Januário. Por não ter passado por categorias de base, reconhece que era bastante limitado em várias características. Além da parte física deficiente, não sabia finalizar com a canhota. O pouco tempo no profissional no Paraná, em 2008, depois de sair do futsal, não lhe deu essa variação.

- Ficava treinando no paredão mesmo depois de muitos treinos. Aí em abril, contra o Bangu, marquei um gol de esquerda. O Ramon tinha falado que me pagaria um churrasco quando eu fizesse e, na comemoração, rolou até uma dancinha nossa (risos) - diverte-se.

MATURIDADE E CINCO QUILOS A MAIS

Pai de Davi, de um ano e cinco meses, e marido de Fernanda, fruto de uma amizade da época da faculdade de odontologia - interrompida por culpa do futebol -, Rodrigo Pimpão está amadurecido e, garante, pronto para alçar voos maiores nos planos para a carreira. A segunda passagem pelo América-RN é um forma de mostrar isso. Curiosamente, o Vasco pode ser uma das vítimas. Seria somente a primeira vez contra o clube que o ofereceu a projeção nacional.

- Mudou muita coisa desde aquela época. Era apenas meu segundo ano como profissional. Você é jovem, no Rio de Janeiro e acaba se empolgando um pouco. Joguei em quatro clubes fora do Brasil, em centros diferentes aqui no Brasil e vejo o futebol de outro jeito. Tenho rendido cada vez mais a cada lugar que eu vou. No começo eu senti muita dificuldade. Tive que aprender a jogar no campo na marra. Agora me sinto 100% adaptado - avisou.

O processo mais importante desta evolução foi o fortalecimento físico. Com 65kg na época do Cruz-Maltino, costumava perder no corpo a corpo com os zagueiros quando a velocidade não resolvia. Segundo o atacante do time potiguar, são cinco ou seis quilos a mais para levar a vantagem.

Além da fase no Vasco, Pimpão não esconde sua admiração pelo Japão. Treinado por Levir Culpi, disputou a Liga dos Campeões da Ásia pelo Cerezo Osaka, foi artilheiro, mas um problema entre empresários impediu sua permanência. Depois, ainda em 2011, foi para o Omiya Ardija - que veio buscá-lo assim que pisou no Rio de Janeiro - onde não brilhou tanto e acabou negociado por investidores com a Ponte Preta. De acordo com ele, a nova diretoria afastou cinco atletas mesmo após um bom Paulistão.

Houve ainda o América-MG, em fase crítica, e uma aventura no Irã, pelo qual também viveu dias de destaque na principal competição de clubes do continente. Porém, a falta de pagamento abreviou sua estadia. Não sem antes encarar um perrengue para receber o visto.

- Sofri para voltar porque não queriam liberar meu passaporte. Foram dois meses de negociação até entenderam que eu não podia esperar naquela situação. Por sorte, mantive contato com o pessoal do América-RN, e o presidente quis me contratar de novo em fevereiro. Lamento não ter tido continuidade no oriente, principalmente no Japão, que é um lugar que só coisas boas para falar. Pretendo voltar se tiver chance. Eu e minha esposa já estávamos até falando um pouquinho de japonês (risos).

Depois de tantos obstáculos e promessas não cumpridas, Pimpão mudou de agente e agora trabalha com Márcio Bittencourt, o mesmo do técnico Muricy Ramalho. E acha que os dias melhores vão voltar. Na reestreia em Natal, na Arena das Dunas, que abrigará a Copa do Mundo, marcou gol. Estrela, ele parece ter de sobra.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir