Futebol

Luan e Bressan duelam em busca da convocação para Seleção Olímpica

As semelhanças são muitas: jovens e ao mesmo tempo maduros, donos de personalidades fortes, titulares em grandes times do Rio de Janeiro, homens de confiança de seus respectivos treinadores, zagueiros promissores do futebol brasileiro. Com perfis bem parecidos, Bressan, do Flamengo, e Luan, do Vasco, estarão frente a frente no clássico deste domingo, na segunda partida da semifinal do Campeonato Carioca. Os dois vão querer dar o máximo para sair do Maracanã classificados à grande final.

A disputa entre eles não para por aí. Os dois são concorrentes quase que diretos por uma vaga na seleção brasileira sub-23 que vai disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro no próximo ano. A última convocação deixou isso bem claro: no mês passado, Luan foi chamado pelo técnico Alexandre Gallo para os amistosos com Paraguai e México. Ao se apresentar, no entanto, foi cortado por conta de dores na coxa esquerda. Para seu lugar, foi chamado Bressan. Mas o camisa 3 do Flamengo evita falar em competição com o vascaíno.

- Não levo isso como rivalidade. Ser chamado para a seleção brasileira é uma coisa muito positiva. Cada um procura fazer o seu trabalho, e quem tem total autonomia sobre isso é o Gallo. Também existem outros zagueiros que têm essa chance de poder representar o país. É uma experiência muito válida e positiva. Mas meu pensamento é no Flamengo, para poder crescer.

O gaúcho Bressan, de 22 anos, foi revelado pelo Juventude-RS e se transferiu para o Grêmio em 2013. Em 2015, foi emprestado ao Rubro-Negro, onde ganhou a posição de titular durante a primeira fase do Campeonato Carioca após lesão de Samir. O zagueiro tem se destacado pela seriedade em campo, deixando emoções de lado, e por fazer o simples de maneira correta e segura, sem enfeitar. Ele já havia sido convocado para a seleção brasileira sub-18 em 2011. Bressan, apesar de ser um ano mais velho do que Luan, mostra maturidade ao falar do vascaíno.

- Penso apenas no Flamengo, e o Luan pensa no Vasco. A gente acaba se enfrentando. Lógico que é um cara que eu acompanho, por ser da minha idade. Tento aprender também com jogadores mais jovens, ainda mais na nossa posição, pois zagueiro costuma ter oportunidade um pouco mais velho do que o pessoal de frente devido à responsabilidade de não poder errar. O futebol brasileiro precisa de gente mais jovem para que possa crescer.

Revelado nas categorias de base do Vasco, Luan já tinha se destacado na temporada 2014. Mas foi no atual Carioca que mostrou uma nova característica à torcida: o faro de gol. O zagueiro marcou quatro vezes e é o vice-artilheiro do Vasco na competição - atrás apenas do atacante Gilberto, com sete. As boas atuações (foi titular em 13 dos 16 jogos no estadual até agora) e os desarmes precisos foram os pontos que chamaram a atenção do técnico Gallo.

O corte da seleção olímpica não desanimou Luan. Com passagens pela seleção sub-20 no currículo, o camisa 4 sabe esperar sua chance. E, no que depender dos elogios do técnico Doriva, a próxima não deve demorar para aparecer.

- Luan é um jovem muito talentoso, tem muita personalidade, é um grande jogador. Teve a infelicidade de se lesionar quando iria representar a seleção brasileira sub-23. Quem tem acompanhado os trabalhos sabe do potencial dele. Em breve terá novas chances na seleção - disse o treinador do Vasco.

Outro ponto em comum entre o rubro-negro e o cruz-maltino é o fato de terem ao lado um parceiro de zaga mais experiente e orientador. Bressan costuma ouvir muitos conselhos do capitão Wallace, assim como Rodrigo tem ajudado na evolução de Luan. Essas duas duplas têm mostrado sintonia em campo na hora de defender e podem fazer a diferença no fim de semana.

Após empate por 0 a 0 no primeiro encontro, Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar às 16h deste domingo, no Maracanã. Como o clube da Gávea teve melhor campanha do que o rival na primeira fase do Estadual, vai se classificar à final em caso de novo empate.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir