Mercado

Mandarino: "Só um desastre tira Marcel do Vasco"

O ataque do Vasco esteve na lona durante boa parte de 2010, nocauteado pelos zagueiros adversários. A aposta inicial em Dodô estava errada e custou ao clube um segundo semestre escasso em gols. Tanto que, mesmo depois de ter deixado o time em junho, o atacante ainda terminou a temporada como artilheiro em São Januário, com 11 gols. Com a saída de Nunes e Rafael Coelho, a diretoria recomeça pela frente e deverá oficializar a contratação de Marcel, do Santos, amanhã. Bom de briga ele provou este ano que é...

Discussão com Neymar

Aos 29 anos, Marcel foi um dos jogadores do Santos que começaram uma brincadeira de criança que acabou em briga logo com Neymar, estrela do time. Ao amarrar Zé Eduardo em uma das traves para ser atingido com ovos, bolas, tapas e socos, Marcel despertou a ira de Neymar, que saiu em defesa de Zé Eduardo. Marcel e Neymar só não se agrediram porque foram separados pelos demais jogadores.

Infelizmente, o triste episódio foi, na temporada, o ponto alto do atacante, se é que pode- se chamar assim. Com 1,87m e 91kg, Marcel foi campeão brasileiro com o São Paulo, paulista e da Copa do Brasil, com o Santos, e mineiro e paranaense, pelo Cruzeiro e Coritiba. Além de ter conquistado um campeonato sul-coreano com o Suwon. A diretoria do Vasco, como é costume antes que seja oficial, despistou. Marcel tem boas relações com o diretor-executivo Rodrigo Caetano.

— Estamos no estágio do acordo informal, sem oficialização. É possível que assine na sexta-feira, mas não quero afirmar categoricamente para evitar possíveis frustrações — disse o vice presidente de futebol, José Hamilton Mandarino, para quem só um desastre tira Marcel do Vasco.

Na equação para diminuir as necessidades e aumentar as chances do Vasco em 2010, a diretoria quer dois atacantes, um zagueiro e um volante.

Na frente, Jael (Bahia), é o favorito para formar dupla com Marcel. Éder Luís, a grata surpresa que fez nove gols, tem contrato de empréstimo até o meio do ano e o Vasco ainda vai tentar uma prorrogação. Nunes já começou a negociar com o Sport e Rafael Coelho deverá ser emprestado. Ambos marcaram apenas três gols na temporada.

O tradicional recurso de vender talentos e contratar jogador experiente também está na pauta. Rodrigo Caetano confirmou interesse do clube no zagueiro uruguaio Victorino, do Universidad do Chile, e Anderson Martins, do Vitória, também defensor. Nilmar, do Villareal, da Espanha, e Grafite (Wolfsburg, Alemanha), são utopias. Leandro Bomfim não tem vínculo com o clube.

Caetano afirma que o Vasco pode ir em busca de um sonho. Em 2011, o Vasco vai eleger novo presidente e os cofres do futebol poderão estar mais generosos do que este ano. Mas o que a torcida mais precisa, o que realmente tem valor neste momento, é uma nova taça de campeão. Desde 2003 o Vasco não vence campeonatos da primeira divisão.

— É óbvio que tínhamos objetivo de conquistar um título, mas não deixa frustração, porque sabíamos que a dificuldade seria grande, por termos retornado da Série B. Espero que, no momento que o título ocorra, não seja isolado, porque o Vasco vem num processo de crescimento — declarou Caetano no Footecon, fórum internacional de futebol.

O clube encerrou o patrocínio com a Habib’s e terá que pagar R$ 2 milhões pela rescisão.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri