Clube

Mandarino: "Trabalho e dedicação são a fórmula do sucesso"

Em entrevista à Super Rádio Brasil José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco, comenta a boa fase do Gigante da Colina dentro de campo:

\"Hoje o campeonato brasileiro talvez seja, tanto na Série A quanto na Série B, um dos campeonatos mais duros e mais disputados em todo o mundo. Eu não tenho dúvidas disso. É um calendário muito exigente. Você vê que em várias fases do campeonato, você tem jogos no meio da semana e nos fins de semana. Consequentemente, você tem que ter uma condição excepcional de enfrentamento de todas essas dificuldades, dentre as quais, plantel. Você tem que ter reposição, você tem que ter sempre uma disposição para o jogo muito grande. Cada jogo representa muito, porque há um nível de dedicação, por parte das equipes, muito grande, em busca de um bom resultado. Enfim, é um campeonato de muita exigência, tanto na Série a como Série B. Eu tenho respondido às pessoas o seguinte, quando me questionam por um eventual mau resultado ou um não tão bom resultado: A única coisa que podemos fazer é aquilo que temos feito. Temos trabalhado intensamente. Toda a comissão técnica trabalha com uma intensidade ímpar. Nós temos, hoje, um plantel que se dedica a esses trabalhos de uma maneira exemplar. Todos trabalham com uma disposição extraordinária. É um grupo de grande união. Nós temos, na direção de futebol, o Rodrigo Caetano, que é um profissional exemplar, também. Ou seja, nós temos sempre enfrentado as dificuldades com trabalho e dedicação. É essa a nossa fórmula. Esse fim de semana, sem dúvida alguma, foi um fim de semana interessante porque houve uma série de coincidências de resultados que permitiram ao Vasco acumular uma vantagem bastante expressiva em relação a umas tantas equipes. Mas acontece o seguinte: Em outros momentos da competição, os resultados não foram tão favoráveis. Isso é uma coisa que se alterna. Felizmente, nós chegamos a essa posição exatamente como resultado, como fruto de todo essse trabalho, eu não tenho dúvida, que nós temos desempenhado, que nós temos buscado desempenhar. Eu vejo o Vasco cada vez mais maduro. Uma equipe jovem, uma equipe de idade média muito baixa. O nosso veterano é o Carlos Alberto, um Carlos Alberto que tem 24 anos. É um jogador já com grande experiência no futebol, já com um currículo muito bom, muito grande. É um jogador que inicia um nível de responsabiliadde no futebol com uma idade muito baixa. Ele foi campeão europeu muito novinho. Então, você fala de um jogador veterano que tem 24 anos. Por isso aí, a gente tira uma medida da nossa idade média. Nós somos uma equipe de uma idade media muito baixa. Em alguns momentos falta um pouco mais de experiência, um pouco mais de tranquilidade. Mas a cada instante, nós estamos buscando isso, nós estamos conquistando isso. O que nós precisamos e exatamente dessa união, dessa consciência em torno do trabalho e da responsabilidade que todos nós temos e vamos, sem dúvida, ser vitoriosos. Isso é um convencimento geral.\"

Comparação entre o Vasco de ontem e o Vasco de hoje:
\"Do Vasco de ontem, a minha visão era uma visão um pouco mais distante. Consequentemente, o meu juízo, a minha crítica sobre a situação fica um pouco mais prejudicada. Mas o que eu posso dizer é que o Vasco de hoje é um Vasco que prima, busca o profissionalismo, busca o resultado pela via do trabalho, pelo trabalho incessante, pelo trabalho dedicado. Ou seja, há uma consciência profissional, hoje, no futebol muito grande, e um futebol dirigido por profissionais de alta competência. Há uma harmonia em todos setores do futebol muito grande. Há um sentido coletivo por parte de todos os jogadores extremamente interessante, uma solidareiedade. O futebol é solidariedade. Você pode ter o jogador de melhor qualificação, o jogador de melhor nível técnico, mas o futebol, cada vez mais, é um futebol de solidariedade, é um futebol coletivo, é um futebol em que o grupo deve buscar avidamente a competição, a dedicação. Eu tenho cunhado uma frase que eu acho que nesse meu intensivo de futebol, afinal de contas eu estou como dirigente do Vasco já há um ano e um mês, e no futebol há sete meses ou um pouco mais, eu tenho dito sempre o seguinte: no futebol moderno, muitas vezes, a vontade de vencer e o esquema tático acabam superando a técnica. isso aí é uma verdade não só no futebol brasileiro, mas no futebol mundial. A vontade de vencer, o esquema tático, o jogo solidário é fundamental para que se busque a vitória.\"

Planejamento mais tranquilo com a Eletrobrás?
\"A equação orçamentária do futebol e dos clubes de fuetbol, como você sabe muito bem, todos no futebol sabem disso, ela é difícil. Nós vínhamos enfrentando uma situação muito penosa, muito desgastante, porque nós não tínhamos patrocinador de camisa. Nós tive mos problemas graves com relação ao patrocinador de material esportivo, como vocês bem sabem. Nós tivemos uma diminuição de receita, por força da queda da Série A para a Série B, no que diz respeito a quota fixa de televisão. Você administrar um orçamento com tamanhas perdas é muito difícil. Felizmente, nós estamos, pouco a pouco, superando essa situação. Já firmamos o contrato com a Eletrobrás, que é exatamente o patrocínio principal da camisa. Já firmamos o contrato com a Penalty, dando uma outra dimensão ao contrato de material esportivo. A questão da dimnuição da quota fixa de televisão é um tema que eu tenho insistido no clube dos 13, que essa medida é uma medida errada, porque você pune duplamente o clube que cai para a Série B, porque o clube que cai para a Série B, ele tem reduzido, imediatamente, na primeira temporada na Série B, em cinquenta por cento da quota fixa de televisão. É de se perguntar o seguinte: \"Nós desehamos que esse clube volte rapidamente à primeira divisão, à Série A ou queremos que ele fique definitivamente na Série B?\". Ou seja, além de todas as perdas advindas da queda, ele ainda tem uma redução de 50% da quota fixa de televisão. Esse tema é um tema que interessa a todos. O futebol como espetáculo, como interesse econômico, dentro da dimensão social e pública que o futebol tem, essas questões tem que ser colocadas. Essa é uma medida errada por definição. Esse tipo de colocação eu não faço pra vocês. Eu tenho, insistentemente, perante o clube dos 13, perante o nosso presidente do clube dos 13, Duotor Fábio Koff, e todos os demais dirigentes de futebol, eu tenho colocado que essa é uma medida equivocada e que precisa ser reparada. Sem nenhum egoísmo, sem nenhuma pretensão do Vasco, mas sim dentro do interesse de todos aqueles que integram o Clube dos 13 e que, na realidade, são as principais equipes de futebol do Brasil. São aqueles que garantem o espectáculo, dão a dimensão exata do futebol brasileiro.\"

Assédio sobre Ramon:
\"O fato de convergirem interesses sobre um jogador nosso, eu sempre vejo como um aspecto positivo. Significa que o jogador está se apresentando bem, está ase valorizando como atletta e como profissional. Não acredito que haja nenhum tipo de problema dentro do contrato que nós temos com o Ramon. Nós temos um contrato até o final do ano, de empréstimo do Ramon. Acreditamos que ele vá cumprir integralmente o contrato. Amanhã, vamos ver. É lógico que nós temos todo o interesse. O Ramon é mais um desses jogadores absolutamente intregados hoje no Vasco. É um jogador sobre o qual todos têm as melhores impressões, o melhor juízo possível, Ele tem um comportamento, tanto dentro quanto fora de campo, exemplar. É um jgoador que interessa que permanentemente ele esteja no Vasco, que a gente prolongue a permanência dele no Vasco. Não me preocupa, isso. Acho que esses interesses manifestos só são motivo de valorização, são reflexos da valorização do jogador\"

Corinthians investir pesado em Carlos Alberto:
\"O Neto está falando como corinthiano. Ele está preocupado, nesse momento, em repor as peças do Corinthians, em dar novamente uma capacidade à equipe que momentaneamente, foi perdida. Eu acredito plenamente que o Corinthians, dentro do plantel que tem, ele vai se recompor rapidamente. Essa intenção sobre o Carlos Alberto é absolutamente ficção. Isso é mais a vontade do Neto de resolver o problema do Corionthians do que realidade. No plano da realidade, isso não existe.\"

Novas contratações para a sequência da Série B:
\"A questão de contratação, isso é agenda nossa, é pauta nossa permanentemente. Você pode observar que daquele plantel que foi contratado no início do ano, que constituiiu o primeiro grupo, do início do ano para cá, já houve modificações expressivas. Chegaram alguns, saíram alguns. E esse movimento de chegada e saída é uma coisa que no futebol hoje, tem que ser administrada permanentemente, ou seja, esse interesse tem que estar vivo o tempo todo. A nossa intenção é sempre ir aperfeiçoando esse grupo, tornando-o mais consistente, tornando-o mais competitivo, tornando-o mais vitorioso. É uma busca que nós vamos estar sempre fazendo. Isso não significa que hoje nós estejamos com esse ou aquele jogador em mira. Isso não. Mas é uma coisa a que nós estamos atentos, para que esse ou aquele setor seja melhor provido, que a gente tenha uma capacidade, enquanto grupo, de um maior de competição, dentro, naturalmente, dentro dos nossos propósitos.\"

Fonte: -
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário