Futebol

Matemático crava meta para clubes alcançarem o acesso para a Série A

A Série B do Brasileiro, a oito rodadas do fim, tem cinco candidatos se destacando às quatro vagas na primeira divisão do ano que vem. A Ponte Preta lidera a tabela, com 57, seguida de Joinville e Vasco (ambos com 54), Avaí (52) e Ceará (50). O matemático Tristão Garcia calcula que, com 66 pontos, um time se garante no G-4.

- Com 66, o acesso é garantido. Com 65, é quase certo. E, com 64, a chance é de 92%. Com 63 já é mais arriscado - afirma Tristão, que vê Ponte Preta, Joinville e Vasco bem próximos do acesso.

A projeção pode ser explicada de uma maneira simples. O Ceará precisa somar 16 pontos em oito jogos. São quatro vitórias e quatro empates, ou um aproveitamento de 66,6% - superior ao da líder em todo o campeonato. Para a Ponte Preta, são necessárias três vitórias para chegar ao mesmo número. Joinville e Vasco precisam de quatro triunfos para atingir a marca.

A chance de acesso da Macaca, de acordo com o matemático, é de 97%. O Joinville vem a seguir com 87%, o Vasco tem 84%, e o Avaí, 69%. O Vozão, de acordo com os cálculos, tem 43%. Náutico, Santa Cruz, Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Atlético-GO e América-MG ainda têm chances remotas.

A pontuação é mais alta do que a da maioria das últimas edições da Série B. A exceção é 2012, quando o São Caetano ficou na quinta posição com 71 pontos. No outro extremo, está o Fortaleza, que ficou com 56, menor soma de um quinto colocado.
Rebaixamento: marca a ser atingida é 46 pontos

Se há três times bem encaminhados para o acesso, dois estão praticamente rebaixados. Portuguesa e Vila Nova, os dois últimos colocados, somam 21 e 23 pontos, respectivamente. Mesmo que a Lusa ganhe todos os seus jogos, chegará apenas a 45 pontos, marca que dificilmente a livraria da Série C.

- O número que garante a permanência é 46 pontos. Assim, acho que o rebaixamento de Portuguesa e Vila Nova está praticamente garantido - diz Tristão Garcia.

Icasa, com 29 pontos, e América-RN, com 30, também estão na zona da degola e precisam somar pelo menos 16 pontos para pensar em ficar na Série B - ou contar com um mau aproveitamento de alguma equipe que esteja à frente, como ABC e Oeste (ambos com 35 pontos).

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir