Imprensa

Médico comenta sobre possibilidade de alta de Everton Costa

Na última quarta-feira, o atacante Everton Costa se sentiu mal no banco de reservas em jogo contra o Resende pela Copa do Brasil, tendo sentido arritmia cardíaca, que provocou convulsão e desmaio e foi imediatamente encaminhado ao hospital Quinta D'Or. O atleta apresentou melhora em sue quadro clínico, recebeu visita de familiares em seu quarto e aguarda receber alta. O assessor da vice-presidência médica do Vasco, doutor Rômulo Teixeira, que fez o pronto atendimento e providenciou a remoção de Everton Costa, trouxe as últimas informações sobre o estado de saúde do camisa 17:

“Com certeza é uma palavra de conforto e de tranquilidade ao torcedor vascaíno e para a família do próprio atleta. O quadro do Everton se encontra bastante estável, está completamente controlado, se encontra lúcido, orientado, está numa unidade semi-intensiva no Quinta D’Or, acompanhado da esposa o tempo todo e se mostrando cada vez mais tranquilo com a evolução do quadro. Na parte médica, foram feitos todos os exames que seriam necessários para esse caso e já  no dia da chegada lá no hospital com uma tranquilidade muito boa da equipe que o tratou de imediato. Houve reversão da arritmia, a realização de tomografia de crânio, tomografia do tórax e a complementação com outros exames que forma feitos, como angiotomografia coronariana, também foi feita uma ressonância do coração, são exames importantes para um possível diagnóstico da causa do quadro. A princípio os exames estão dentro de uma evolução que a gente considera normal, tem que se dar tempo ao tempo para fechar esse diagnóstico , mas o importante é que o atleta se encontra num quadro bem estável e mais tranquilo.”

Doutor Rômulo comentou sobre o período de alta de Everton, que pode ser na próxima semana:

“Evidentemente que o prognóstico de alta, é uma coisa que a gente sempre fica em cima para não dar a certeza de uma data com intercorrências ou coisas afins. A princípio, tem-se uma proposta inicial, não para domingo, mas provavelmente para terça-feira, isso vai depender de como esteja a evolução. Evoluindo como está, a probabilidade maior de alta é mais rápida, é muito evidente para ele voltar ao seu convívio com a família, em casa e com toda a tranquilidade e equilíbrio necessárias para esse momento. O mais importante é fazer o diagnóstico, ter toda a tranquilidade do atleta e da qualidade de vida dele para o futuro.”

Surgiu a informação de que poderia um vírus ter causado a arritmia cardíaca em Everton Costa. O médico afirmou que a informação ainda carece de comprovação:

“Carece ainda de comprovação porque na medicina nós trabalhamos com  um algoritmo de investigação, que é um exame após o outro para fechar o diagnóstico, da mesma forma que você faz as hipóteses de diagnóstico. Para o tipo de problema que o Everton apresentou, você pode ter n causas que poderiam levar a um quadro como ele apresentou. Ainda se está avaliando para se chegar a um diagnóstico conclusivo e definitivo, a princípio ainda não existe esse tipo de confirmação", explicou à Rádio Globo.

Por: Cesar Augusto Mota

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário