Futebol

Médico do Vasco e especialista falam sobre situação de Everton Costa

Depois do susto durante o jogo contra o Resende, Everton Costa segue internado e em observação na unidade coronariana do Hospital Quinta D'or, em São Cristóvão. Mas as informações sobre o estado de saúde do jogador e o resultado dos exames não estão sendo divulgados. O hospital geralmente libera boletins médicos dos pacientes em unidades intensivas, mas a assessoria do local informou que não pode emitir nada sem autorização do Vasco e da família do jogador. O clube já havia avisado na última quarta que passaria novidades sobre o caso quando fosse possível.

Tanto que as últimas informações sobre o atacante são do doutor Albino Pinto, médico do Vasco. Durante à tarde desta quinta-feira, ele disse que passou pelo hospital pela manhã e que Everton Costa estava bem antes de fazer uma nova bateria de exames. No entanto, o doutor segue cauteloso, e a previsão inicial para o jogador receber alta passou de 72 para 96 horas.

- Fui no hospital de manhã e ainda faltavam alguns exames. Ele já tinha feito um ecocardiograma e tinha dado tudo normal. Mas o cardiologista tinha solicitado uma tomografia e uma ressonância cardíaca. Outro médico do clube foi visitá-lo à tarde. Ele chegou do Santos no início do ano com todos os exames normais, mas temos que observar isso. Depende de sua evolução, mas Éverton deve sair do hospital no domingo. Ele está bem, com a aparência ótima, mas vamos aguardar.

Os médicos tentam descobrir o que causou o quadro de arritmia do atacante, já que os exames feitos no Vasco no início do ano não apontaram nada de anormal. Para o especialista Luiz Eduardo Camanho, chefe do Departamento de Arritmias Cardíacas da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), o atleta já poderia ter uma arritmia leve, já que os exames só constatam quando o quadro é mais "grosseiro".

- Até acredito que o Vasco tenha feito e tenha o controle prévio, com ecocardiograma, eletrocardiograma e prova de esforço. Mesmo assim, ele pode ter tido. Exames não são 100% e pegam uma arritmia mais grosseira. De qualquer forma, é sempre bom intensificar a prevenção. Os sintomas são palpitação, o famoso disparo no coração, visão turva, dor no peito, sudorese excessiva, palidez. A queda de pressão da arritmia pode levar à crise convulsiva relatada - explicou o médico, que destacou a utilização de desfibriladores nos estádios.

Everton Costa se sentiu mal ainda no primeiro tempo da partida, segundo o departamento médico do Vasco, ao sofrer uma indisposição. Depois de vomitar no intervalo, ele tomou um remédio e se disse disposto a voltar para a etapa final. Não aguentou muito tempo em campo. A convulsão começou quando o jogador já estava no banco de reservas e assustou todos a seu redor. Funcionários vascaínos chegaram a usar uma bandeira do clube para impedir o registro de imagens enquanto Everton era colocado na ambulância. De acordo com o coordenador médico cruz-maltino Clóvis Munhoz, o quadro do atleta só foi revertido no hospital. 

Fonte: ge
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir