Memória: Gol de Tita garante o título de 1987

Em 04/07/2006 06:09
 

O Vasco entrou como franco favorito na decisão do Campeonato Carioca de 1987 contra o arqui-rival Flamengo e não decepcionou. Na partida decisiva do triangular final, que também teve o Bangu, o time cruzmaltino venceu o Rubro-Negro por 1 a 0 e voltou a conquistar o título estadual depois de um jejum de cinco anos. Com o Maracanã lotado, público de 114.628, os jogadores vascaínos mostraram sua superioridade com uma atuação de gala. Na época, o Vasco contava com um time cheio de estrelas, como Romário, Dunga, Geovani, Tita e Roberto Dinamite.

O atacante Tita foi o grande maestro da vitória cruzmaltina. Além de infernizar a defesa rubro-negra, ele marcou o gol do título aos 42 minutos do primeiro tempo.

O clássico foi muito disputado e teve de tudo: bola na trave, em uma cobrança de falta de Zico, catimba e muita emoção. No início do segundo tempo, o Flamengo perdeu o \"Galinho\", machucado. Apesar da saída de Zico, o time da Gávea continuou insistindo e teve boas chances de marcar com Júlio César, aos 30 e Marquinho aos 37. Aos 44 minutos, o goleiro Acácio salvou milagrosamente com o pé um chute certeiro de Bebeto e garantiu o caneco para o Vasco.


O atacante Tita fez o gol do título de 87 contra o Flamengo e comemorou com Fernando(C) e Henrique(D)