Política

Ministério Público pede investigação policial por adesão de sócios

Pouco depois de um mês de o candidato à presidência do Vasco Nelson Rocha levar notícia crime ao Ministério Público do Rio de Janeiro contra dois concorrentes ao pleito - o ex-presidente do clube Eurico Miranda e o vice-presidente do Conselho Deliberativo Roberto Monteiro, o órgão municipal encaminhou para a 17ª Delegacia de Polícia de São Cristóvão a investigação da entrada de mais de três mil associados no clube de São Januário em abril do ano passado - sendo 1.730 pessoas no último dia daquele mês. Nesta quinta-feira, após o feriado, a delegacia inicia os trabalhos que devem movimentar ainda mais as eleições vascaínas. O pleito deve ser marcado para a segunda quinzena de julho.

Até semana que vem, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, deve encaminhar a lista de associados que entraram no clube no mês de abril do ano passado. O pedido já havia sido feito por Rocha, através de notificação extrajudicial, mas foi reforçado agora pela Comissão de Sindicância interna do clube. Com a listagem de associados - que ainda passam por processo de recadastramento a pedido de uma comissão de sindicância instalado no início deste ano -, a delegacia quer apurar se a notícia crime de fraude eleitoral movida por Rocha e denunciada pelo grande benemérito do clube Otávio Gomes tem fundamento.

Gomes disse que vai pedir para depor na 17ª DP de São Cristóvão.

- Quero ver eles explicarem como uma única pessoa assinou proposta de quase 500 associados. Se não for chamado para depor, eu mesmo me apresento para elucidar a prática do "mensalão" - disse Gomes.

Na notícia crime, o ex-vice de finanças anexava a reportagem do GloboEsporte.com de outubro do ano passado. A matéria mostrava que quase duas mil pessoas viraram sócias do Vasco no último dia de abril. Ainda havia depoimentos, como do presidente do Olaria, Augusto Pinto Monteiro. Pintinho, como é conhecido o dirigente, afirmou que José Luis Moreira (ex-vice de futebol de Eurico) havia deixado o Olaria para investir nas eleições do Vasco. O vice-presidente geral do Vasco, Antônio Peralta, também dizia que Eurico "pagava mensalidades dos seus amigos" na secretaria do clube. O ex-presidente nega pagamento a associados, mas lembra que não vê irregularidades no processo. Ainda na reportagem, outros dois sócio-eleitores, moradores da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, admitiram terem preenchidos fichas de cadastro a pedido de pessoas conhecidas e que levavam os boletos de cobrança para serem pagos pelo "pessoal de Roberto Monteiro", que também negou a prática.

Na última semana, a Junta Deliberativa se reuniu em São Januário e praticamente definiu que os associados que entraram até 30 de abril de 2013 terão direito a voto. O Vasco poderá ter pelo menos cinco candidatos à presidência: o vice-presidente Tadeu Correia, o ex-vice de finanças Nelson Rocha, o advogado Roberto Monteiro, o ex-presidente Eurico Miranda e um nome ainda a ser definido pela chapa "É Vasco", resultado da união dos grupos políticos Pró-Vasco e Cruzada Vascaína nesta semana, que pode ter Jorge Salgado e Fernando Horta como apoio. O atual mandatário Roberto Dinamite já chegou a dizer que não iria concorrer, mas voltou atrás recentemente e deixou no ar a possibilidade de tentar o terceiro mandato.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri