Clube

MP-RJ pede afastamento de Eurico Miranda e da diretoria do Vasco

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) pediu o afastamento do presidente Eurico Miranda e dos vices-presidentes do Vasco. O órgão acusa o mandatário de contratar integrantes de torcidas organizadas como seguranças em São Januário e de acobertar crimes praticados pelos integrantes dessas facções. Conforme a reportagem do “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, o cartola foi acusado de acobertar a violência no clássico entre o Cruz-Maltino e o Flamengo, no dia 8 de julho, pelo Campeonato Brasileiro.

O pedido foi protocolado na última quarta-feira. De acordo com denúncia apresentada pela instituição, o clube teria contratado torcedores da Força Jovem, organizada banida dos estádios, e acobertado episódios de violência dentro de São Januário. A ação pede destituição definitiva de Eurico e membros da diretoria, além de multa de R$ 500 mil.

Ainda conforme o processo do MP-RJ, o Vasco descumpre artigos do estatuto do torcedor sobre a violência no esporte ao apoiar a Força Jovem e compromete a ação da Polícia Militar em dias de jogos.

Ao telejornal da "TV Globo", Eurico afirmou que a denúncia é absurda e motivada por interesses pessoais. Garantiu ainda que irá prestar esclarecimentos. Já a organizada Torcida Jovem, maior organizada cruz-maltina, disse que não tem vínculo com o clube e negou que seja dona de camarote no estádio.

Estádio interditado

No dia 8 de julho, São Januário foi palco de cenas de muita violência após o clássico entre Flamengo e Vasco, que terminou com um torcedor morto. Por conta do episódio, o estádio chegou a ser interditado pelo MP-RJ. No último fim de semana, dia 9, o clube enfrentou o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, já no seu campo pela primeira vez, porém sem a presença da torcida.

Na época do incidente, Eurico pediu desculpas pelas confusões protagonizadas por parte da torcida do clube, mas atribuiu os incidentes a questões políticas.

– Quero dizer claramente que algumas contribuíram para que isso no final viesse a acontecer. É algo que me parece, na verdade tenho certeza, é algo que já estava preparado. É algo que vinha sendo feito e preparado para que viesse a acontecer na primeira derrota que tivéssemos aqui em São Januário. Já houve uma tentativa no jogo contra o Corinthians – disse Eurico em uma coletiva um dia depois da confusão, no dia 9 de julho.

– Isso foi premeditado. Isso não é torcida organizada. É grupo político. Normalmente essas coisas são financiadas por alguém. Só visa a desestabilizar o futebol. Com o futebol indo mal, aí eles podem começar a aparecer.

Fonte: Extra
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri