Torcida

MP vai se reunir com os 4 grandes do Rio para tratar da torcida única

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai se reunir com os quatro grandes clubes do Rio e a Federação de Futebol do estado, na próxima segunda-feira, para propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é impor a Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, além da Ferj, contrapartidas para que seja suspensa a liminar que impõe a torcida única em clássicos do futebol carioca. 

O promotor Rodrigo Terra, do MP-RJ, afirmou, em entrevista ao “Tá na Área”, que o termo impõe aos clubes e à Ferj uma multa de R$ 3 milhões em casos de brigas que resultem em lesão corporal grave ou morte. Além disso, a torcida da equipe envolvida no episódio ficará impedida de frequentar os próximos três clássicos seguidos. 

- Essa medida ninguém quer, nem o Ministério Público, nem a Justiça, porque ela, de uma certa forma, diminui a graça do espetáculo esportivo. Ela é necessária nesse momento. O MP faz até uma proposta aos clubes e à federação para que ela seja suspensa o mais rapidamente possível. Basta que eles assinem um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a pagar uma multa de R$ 3 milhões se houve confrontos entre suas organizadas do qual resultar lesão corporal grave ou morte. Além dessa multa, a torcida respectiva ficaria suspensa do direito de comparecer ao estádio nos próximos três clássicos. Se for aceita essa proposta do MP, é possível suspender totalmente essa que foi mantida - disse. 

Flamengo e Fluminense vão entrar em campo no próximo domingo, no estádio Nilton Santos, pela final da Taça Guanabara, às 16h (de Brasília). O jogo contará apenas com a torcida tricolor, já que o juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, manteve a liminar que determina torcida única em jogos no Estado do Rio de Janeiro. 

Pela semifinal da Taça Guanabara, no domingo passado, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 em duelo que contou com torcida mista. O juiz abriu uma exceção para o jogo pelo fato dele ter sido realizado fora do Rio, em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Para o Fla-Flu, os dois clubes ainda irão recorrer da decisão que impõe a torcida única na final - o Flu foi sorteado mandante da partida e ganhou o direito de contar com seus torcedores. 

Fonte: Sportv.com
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário