Futebol

No dia do goleiro, Martín Silva e Renan podem se tornar decisivos na final

De vilão a herói em menos de um minuto. Assim se resume a vida de um goleiro de futebol. Com os protagonistas deste domingo não é diferente. Martín Silva, do Vasco, e Renan, do Botafogo, entram em campo hoje, às 16h, no Maracanã, no mesmo dia em que é comemorado o Dia do Goleiro, com a responsabilidade de fechar o gol para conquistar uma vantagem para a finalíssima do próximo domingo.

Depois de falhar diante do Flamengo, ainda pela Taça Guanabara, Martín Silva se redimiu ao fazer pelo menos duas grandes defesas diante do arquirrival no segundo encontro das semifinais. Apesar disso, o goleiro – que desde criança observava o compatriota Fernando Álvez fazer belas defesas e que, mais tarde, buscaria inspiração em Fabián Carini, com quem jogou na seleção sub-20 do Uruguai  – prefere não assumir o papel de destaque da equipe. O camisa 1 prega a humildade, mas sabe que em uma final, inevitavelmente, os holofotes também estão voltados para ele.

- Sempre é importante estar nessa posição e ter uma atuação muito boa, sobretudo, em um jogo decisivo. Mas acho que tenho a mesma importância que qualquer outro do time e que os companheiros que ficam na reserva. É importante não falhar – disse.

O uruguaio, que chegou ao Vasco no ano passado e disputa sua segunda final de Carioca consecutiva - encarou o Fla na última temporada e levou gol polêmico de Márcio Araújo nos minutos finais, perdendo assim o título estadual em partida que terminou 1 a 1 -, é considerado um dos pilares do elenco. Soberano no gol vascaíno, Martín só se ausentou da equipe em duas oportunidades, diante do Boavista e do próprio Botafogo, quando foi convocado para disputar um amistoso contra o Marrocos com a seleção do Uruguai.

Renan, por sua vez, vive um dos melhores momentos de sua carreira. Depois de ver seu espaço no Botafogo diminuir consideravelmente em 2014, a chegada de René Simões este ano trouxe novo brilho à vida do goleiro. Em março, foi escalado como titular diante da Cabofriense após nove meses sem disputar uma partida oficial pelo clube que o revelou. A partir daí, algumas outras oportunidades surgiram, e Renan fez o que sabe de melhor: agarrar bem a chance que o técnico estava lhe dando. Com o apoio de Jefferson, titular absoluto no gol alvinegro, o goleiro foi crescendo e conquistando novamente um lugar especial no coração dos botafoguenses.

Com a ausência do camisa 1, recuperando-se de artroscopia no joelho direito, Renan se consagrou na disputa de pênaltis que definiu a semifinal contra o Fluminense. Pegou um e ainda balançou a rede, com categoria (relembre o longo desempate no vídeo acima). Enquanto Diego Cavalieri isolou a bola, o alvinegro tratou de bater bem e colocar no cantinho do tricolor.

Em boa fase e depois de afastar a ideia de saída do clube de General Severiano, o arqueiro do Botafogo só tem uma certeza para a partida deste domingo: quer ser novamente tão importante como foi na semana passada.

- Espero que eu volte a ser decisivo e possa ajudar o Botafogo no que for preciso. Quero fazer mais um bom jogo. Assim como o Martin Silva também. Ele é um bom goleiro, de seleção uruguaia. Todos sabem da qualidade dele. Eu estou crescendo aos pouquinhos e muito feliz pelo meu momento – afirmou, ao lembrar que tem como inspiração o companheiro de equipe Jefferson.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário