Clube

Nova Era? Vasco reabre portas de São Januário aos ídolos do clube

São Januário viveu uma noite diferente na quarta-feira, quando o Vasco venceu a Universidad de Concepción por 2 a 0 e se classificou para a próxima fase da Libertadores. A sala da presidência, onde Eurico Miranda assistia aos jogos e que havia virado um símbolo durante sua gestão, passou a ser uma espécie de camarote para Alexandre Campello receber ídolos do clube. Entre eles Roberto Dinamite, que não voltava ao estádio desde 2014.

Além de Dinamite, estiveram presentes Carlos Germano, Sorato, Odvan, Donizete, Márcio Cazorla, Leandro Ávila e Cássio, que trabalharam com Campello quando ele era médico do Vasco, além do ator Antônio Pitanga. Roberto Dinamite foi o único a optar por assistir ao jogo da sala da presidência, enquanto os demais foram para a tribuna, onde também estava o ex-presidente Eurico Miranda.

- Esse aí (apontando para Dinamite) queria me intimidar. Eu era novinho, ia aplicar injeção e ele me olhava “Vê se não vai errar o lugar"... - contou Campello.

Odvan foi o primeiro a chegar e também lembrou de histórias de quando foi paciente de Campello.

- Não sei se chamo de doutor ou presidente. Ainda estou me acostumando! Gostava quando era o doutor Campello trabalhando no campo, porque ele sempre foi fininho, chegava rápido até os jogadores quando se machucavam - brincou.

Sorato, que já foi técnico do sub-20 do Vasco, foi outro a voltar a São Januário depois de bastante tempo.

- Não venho há três anos. Não é coincidência.

Campello lembrou de quando ainda estava em seu início no Vasco e foi campeão brasileiro graças ao gol marcado por Sorato, contra o São Paulo.

- Quase apanhei por sua causa no Morumbi, em 89. Eu não estava escalado para ficar no campo, e assisti ao jogo na tribuna, junto com o Paulo Angioni, próximo a torcedores do São Paulo. Na hora do seu gol, me empolguei e vibrei igual um maluco. Os caras queriam me matar!

Um dos torcedores presente apontou Carlos Germano para uma outra torcedora, mais nova, e disse: “Você acha o Martín Silva bom, né? Esse aqui era 20 vezes melhor! Até hoje me arrepio com aquela cabeçada que você salvou no finalzinho da decisão do Brasileiro de 97”.

Leandro Ávila lembrou que fez um teste no Vasco em 1986 e não passou, mas foi aprovado no ano seguinte e trabalhou com Campello ainda na base.

- Aí, doutor, lembra que eu só deixava o senhor aplicar injeção em mim? Sua mira era boa. Lembro que jogadores dormiam no alojamento embaixo das arquibancadas. Era tão quente que a gente tomava banho gelado, mas em 20 minutos já estava suando tudo de novo. E os mosquitos? Nossa senhora. Vi muito colega sozinho de noite na arquibancada chorando de saudade de casa - disse.

O ex-volante foi um dos aplaudidos pela torcida ao aparecer no telão e não escondeu a saudade de retornar a São Januário.

- Dá muita saudade, cara. Impressionante como a gente já respira um outro ar, né? Não queria ter saído do Vasco (em 1995). Foi bom por um lado, ganhei um Campeonato Brasileiro, mas aqui é minha casa. Fiquei chateado com o Eurico - afirmou Ávila.

O último a chegar, já perto de a bola rolar, foi o lateral Cássio.

- Vai pagar caixinha, hein - provocou Campello.

Na próxima fase da Libertadores, o Vasco vai enfrentar o vencedor do duelo de bolivianos Oriente Petrolero e Jorge Wilstermann, que jogam na noite desta quinta.

Foto: Globoesporte.comDinamite e Campello
Foto: Globoesporte.comDonizete e Sorato
Donizete e Sorato
Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri