Política

Nova lista de sócios elegíveis será divulgada nesta quarta-feira

A Junta Deliberativa do Vasco se reuniu ontem, em São Januário, e resolveu acatar a liminar expedida pela juíza Fernanda Xavier de Brito, da 37ª Vara Cível, na segunda-feira. Hoje será liberada novamente a lista de sócios elegíveis.

Com isso, o processo eleitoral praticamente volta à estaca zero. Ou seja, a partir de amanhã haverá cinco dias – até às 18h da próxima segunda –, para que sejam feitas impugnações (qualquer contestação quanto ao processo eleitoral).

Então, a Junta Deliberativa terá 48 horas para analisar as impugnações e liberar a lista de sócios elegíveis de forma definitiva. Ao término disso, poderá ser publicada a ata e a data do pleito marcada.

Porém, esse imbróglio pode gerar um problema no clube. O estatuto vascaíno prevê um prazo de, ao menos, 60 dias entre a publicação da ata e a data do pleito. Se esse prazo for cumprido à risca, a eleição ocorrerá em meados de julho, após o fim do mandato de Roberto Dinamite, que vai até 30 de junho.

Como casos como este não estão previstos no estatuto do clube, ainda não se sabe quem poderá assumir o Cruz-Maltino caso o pleito seja marcado para depois deste data. Uma das possibilidades é Roberto Dinamite indicar um gestor até a definição das eleições; outra é o próprio Dinamite assumir como gestor de negócios do clube entre o fim de seu mandato e o pleito. Há ainda a chance de Eurico Miranda – presidente do Conselho de Beneméritos e único representante da Junta que ainda terá o mandato em curso – assumir o Vasco de forma provisória.

Como solução, o presidente da Assembleia Geral – quem comanda as eleições vascaínas –, Olavo Monteiro de Carvalho, pretende fazer na próxima segunda uma reunião com as chapas que se inscreverem até lá para que haja uma conversa sobre o andamento do processo eleitoral, como a definição da data do pleito.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário