Futebol

"Novo Neymar", Evander já chama atenção de gigantes europeus aos 18 anos

Seguindo a sua política de novação do elenco e sempre buscando jogadores que possam reforçar o time, o Real Madrid direciona seus olhares para mais uma jovem promessa do futebol brasileiro. Trata-se do meia Evander, de apenas 18 anos, que joga pelo Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. 

A disputa, porém, tende a ser acirrada. Além do Real Madrid, o Barcelona também tem seu radar ligado e observa o jogador de perto e, segundo informações do italiano Tuttosport, equipes da Velha Bota também já manifestaram interesse em ter o jogador em um futuro próximo. Entretanto, com a atual situação financeira dos clubes italianos, dificilmente algum deles teria poder de compra se comparados aos dois clubes espanhóis. Seria esse o começo de mais uma novela envolvendo os dois rivais históricos? 

O jogador vem chamando atenção há algum tempo e, já no ano passado, ainda com 16 anos, impressionou o então técnico cruz-maltino Doriva após ser um dos destaques da Copa São Paulo de Futebol Júnior e estrear muito bem no Carioca-sub 20. A opinião geral era de que o atleta tinha potencial para se tornar um dos principais jogadores do clube e do futebol brasileiro e o trabalho para lapidá-lo e transformá-lo num ídolo vinha sendo feito desde as divisões de base. 

O Vasco traçou um plano que vai além das quatro linhas: o jogador faz parte do PROMOVE, uma iniciativa do clube que visa corrigir deficiências e desequilíbrios em diversas aspectos, como assessoria de imprensa, análise de desempenho físico, escolar - havia a intenção que o atleta cursasse uma faculdade -, inglês e espanhol, acompanhamento psicológico, tratamentos nas áreas de osteopatia, ortomolecular, fisioterapia e fisiologia, além de foco nas áreas técnica, tática e nutricional. Um fato interessante é que, também no ano passado, o jornal inglês The Guardian elaborou uma lista com os 50 jogadores nascidos em 1998 mais promissores do futebol mundial e Evander estava lá, ao lado de Martin Odegaard e Luca Fernández, filho de Zinédine Zidane, ambos do Real Madrid. 

Mesmo tendo apenas 18 anos, Evander é um jogador com potência física, qualidade de passe e poder de finalização. Atua muito bem pelo lado esquerdo, tanto no meio campo como no ataque, e chega com perigo na área adversária. Atualmente ele já está integrado ao time principal do Vasco e disputa a série B do Campeonato Brasileiro, o que lhe garante certa experiência em jogos pegados e de maior contato físico. O jogador teve seu contrato renovado recentemente até 2020 e o Vasco detém 70% dos seus direitos, sendo os outros 30% de seu pai e empresário. O clube faz mistério em relação à multa rescisória, mas, por ser uma promessa, acredita-se que seja razoavelmente alta. 

Até o momento, não houve uma proposta do Real Madrid, apenas uma sondagem. O clube segue monitorando o jogador e espera-se que surja um contato oficial na próxima janela de transferências. Como recentemente o Real foi penalizado pela Fifa e não poderá inscrever jogadores até janeiro de 2018, existe uma possibilidade que o clube contrate o jogador e o mantenha emprestado ao Gigante da Colina, o que seria interessante para ambas as partes: a diretoria merengue asseguraria a contratação e o Vasco teria o jogador durante todo o ano de 2017, podendo capitalizar em cima do atleta e aproveitar todos seu talento em campo, inclusive com a possibilidade de passar a fazer parte das convocações do técnico Tite para as eliminatórias da Copa da Rússia, em 2018, já que o Evander veste a amarelinha desde as seleções de base. 

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos para acompanhar como a história se desenrola, mas uma coisa é certa: se o garoto realmente for isso tudo, o Real Madrid só terá a ganhar com esse investimento. 

Fonte: ESPN.com.br
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário