Clube

Nélson Rocha revela valor da dívida e do prejuízo com a Habib´s

Na noite da última terça-feira (03/01), o programa \"Só dá Vasco\" realizou em parceria com o SuperVasco.com uma entrevista com Nélson Rocha, vice-presidente de finanças do Vasco. Para facilitar a vida do torcedor que não pôde acompanhá-la na íntegra, resolvemos transcrever os momentos mais importantes e dividi-los em partes.

Na primeira parte, separamos os momentos que o dirigente fala sobre a atual situação financeira do Vasco. Segundo ele, a gestão Roberto Dinamite já pagou mais de 150 milhões de reais em dívidas. Por falar nelas, o vice-presidente também informou que o Vasco deve hoje cerca de 250 milhões de reais.

Confira na íntegra a transcrição da primeira parte da entrevista:

Em diversas entrevistas, o senhor sempre lembra que a gestão Roberto Dinamite pegou o Vasco cheio de dívidas, com uma chamada ‘herança maldita’. Que herança maldita era essa? Como se encontrava o clube financeiramente em termos de dívidas naquele momento?

\"Um desastre. A estrutura de custos em relação estava completamente desmontada, desestruturada. Nós pegamos um clube completamente refém da dívida. Algumas pessoas da oposição costumam dizer que não existe herança maldita, mas existe herança maldita sim e ela vai existir por muitos anos ainda. Tem um monte de gente hoje falando bobagem, mas quem vive o dia a dia sabe das dificuldades que o clube atravessou e atravessará dentro de mais alguns anos por conta da irresponsabilidade e da falta de fundamentação, dos desmandos, da falta de controle. Vou dar só um número, porque se eu não falar vamos ficar aqui o tempo todo falando das besteiras. Eu vou falar apenas do contrato da manga, que é um escândulo. Podia falar do custo que nós estamos pagando por conta do patrocinador, em função de algumas palavras que foram ditas na imprensa e a rescisão de contrato fez com que a gente tivesse pagando hoje 10 milhões de reais. Então, existe sim herança maldita e a gente está convivendo com ela até hoje.\"

Apesar das dificuldades, o Vasco hoje consegue caminhar de uma maneira melhor em termos financeiros. Como o senhor avalia a gestão Dinamite até o momento em termos de saúde financeira do clube? Quando em dívidas essa gestão já pagou e quanto ainda falta pagar?

\"Essa é uma pergunta díficl. A gente ainda tem muita coisa para pagar, processos judiciais que ainda vão levar muito tempo, outros processos são atualizados todo mês, os processos judiciais. Quando se tem um causa na justiça se paga uma taxa de juros de 1% ao mês. Isso é tudo dívida que a gente tá pagando, mas tem muitas que estamos parcelando, fazendo acordos, enfim, o número está caindo a cada dia. Eu tinha um dado do início de 2011 que girava em torno de 150 milhões de dívidas pagas, mas já pagamos muito mais do que isso. Se a gente considerar então os empréstimos que foram obtidos só no contrato de direitos de transmissão de tv, onde já tínhamos praticamente todos eles antecipados, isso aí já adiantava naquela altura, como eram três anos, representava algo em torno de 70 ou 80 milhões, fora o empréstimo que tinha para banco, fora os acordos judiciais que a gente acabou fazendo. Não estou com o dado na mão, mas pagamos mais de 150 milhões de reais de dívidas passadas. A situação hoje é melhor? Claro que é melhor. Estamos com tudo resolvido? Claro que não. Hoje eu digo que precisaremos de no mínimo cinco anos. Nós completamos três agora e ainda tem muita coisa para ser solucionada. Mas só para que o torcedor tenha uma noção, hoje eu passo a ter um fluxo de recebimento, coisa que eu não tinha no passado, não tinha direito nenhum a receber. Então passa tudo pelo fluxo de recebimento. Eu acho que o que é mais interessante é que após muitos anos no balanço do Vasco de 2011 podemos notar que temos cotas a receber, porque antes estava tudo adiantado. A gente terá cotas a receber, ou seja, a gente ainda tem algo para receber. Isso é um dado indicativo de como nós melhorarmos e temos hoje condição de ter uma solução que não tinha no passado. Outro dado que acho que é fundamental é o orçamento. Em 2008 as receitas juntas davam 58 milhões, em 2011 a gente tinha 126 milhões e em 2012 a previsão orçamentária está na ordem de 150 milhões, ou seja, triplicamos as receitas\"

Se algum vascaíno ganhasse na mega-sena e quisesse pagar a dívida total do clube quanto ele teria que desembolsar?

\"Nós temos que checar os processos. Hoje nós temos mais de 800 processos e isso faz uma diferença enorme. Para dar um número exato, vamos colocar aí na faixa de 250 milhões de reais, que seria um número mais próximo da dívida total do Vasco. Tem um parte dessa dívida também que é uma dívida tributária, que é atualizada todo mês. A gente acabou na nossa gestão tendo algum tipo de dívida que acabou na carga tributária, pois existia uma dificuldade. Ou você pagava salário de jogador ou pagava os impostos. A gente reconhece todas essas dívidas com a receita federal e a gente aos poucos vai pagar\"

NO DECORRER DO DIA O SUPERVASCO.COM DISPONIBILIZARÁ O RESTANTE DA ENTREVISTA

Fonte: -
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri