Futebol

Opinião: "A tecnologia é algo inquestionável?"

Nesta quarta, 16 de maio de 2012, o estádio de São Januário recebeu novamente o Corinthians e o árbitro Sandro Ricci para mais uma partida decisiva. Semelhante ao último jogo onde o empate em 2x2 praticamente destruiu as chances do Vasco contra seu adversário direto na luta pelo Brasileiro de 2011, desta vez o empate também prejudicou severamente nossa equipe na luta pela classificação na Libertadores.

Mas será que a torcida vascaína está novamente \"chorando\" como acusam nossos rivais? Será que a Globo foi parcial no seu \"Tira-Teima\" (foto ao lado - créditos: Rede Globo).

Efetivamente não se pode acusar ninguém de má fé. Não podemos dizer que o árbitro ou o bandeirinha agiram de modo intencional ou que a Globo teria agido de má fé em sua montagem do \"tira-teima\". Longe de nós acusarmos isso, até porque teríamos que provar tal acusação e não entraremos nesse nível de debate. Entretanto, podemos utilizar de computação gráfica aliada a técnicas gráficas para saber a verdade dos fatos. Vamos então a um pouco de teoria gráfica:

Uma imagem de televisão está em duas dimensões (altura x largura). Não existe profundidade, o que determinaria uma visão em 3D. Ora, nosso olho percebe que existe uma 3ª dimensão através do efeito de perspectiva que existe na imagem.

Uma imagem está em perspectiva exata (ou seja, sem distorção) quando conseguimos determinar o seu \"Ponto de Fuga\". E o que é um ponto de fuga?

\"pontodefuga\"Ponto de Fuga é o que define a perspectiva. Em um desenho ou imagem geométrica, definimos o ponto de fuga e todas as linhas existentes naquele desenho ou imagem devem convergir para esse ponto de fuga, permitindo que existe a profundidade e dando um efeito tridimensional a uma imagem em duas dimensões. Veja a imagem ao lado para ter a exata noção do que se trata.

Bom, baseado nesse conceito, a equipe do WEBVASCO congelou a imagem transmitida pela FOX SPORTS e produziu a imagem que segue abaixo. Notem que determinamos o ponto de fuga baseados em 3 linhas: A linha de fundo, a linha da pequena área e a lnha da grande área.

Logo a seguir, traçamos uma linha saindo do ponto de fuga (já determinado) em direção ao Alecsandro, passando exatamente pelo seu quadril (de forma a não dar margem a discussão de posição de mãos e pés, altamente subjetivo na imagem e mesmo pela velocidade do lance), concluindo a linha na outra margem do campo.

A imagem resultante é clara: A linha que passa pelo quadril do Alecsandro também passa pelo quadril do jogador do Corinthians. Mais ainda: o bandeirinha estava na mesma linha que os dois jogadores.

Minha conclusão é que o lance não dá margem à qualquer dúvida: o gol foi absolutamente dentro das regras e o Vasco foi mais uma vez prejudicado.

\"tira-teima-correto-vasco-corintians\"

\"ap\"André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com 30 anos de clube, e também fundador e editor responsável do portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

Fonte: WebVasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir