Clube

"Opinião: Eleições do Conselho de Beneméritos - Calçada ganha, mas não leva:

Ocorreu na manhã/tarde dessa última 3ª Feira (ontem, 19/01/2010), a Eleição para o Conselho de Beneméritos do Vasco, para o triênio 2010/2012.

Inicialmente, cumpre informar que o Art. 88 do Estatuto do Vasco, versa que tal Eleição deve ser realizada na 2ª Quinzena de Janeiro, e dessa forma já causa uma estranheza, compreensível em parte mais abaixo, que tenha sido realizada no dia 19, quando poderia se aguardar até o dia 31.

Isso daria tempo, para o exame das Atas e da Fichas por todos os integrantes do Conselho Deliberativo, que fazendo cumprir o Estatuto (que vai ter que ser cumprido, e é questão de honra para dezenas de Conselheiros, e custe o que custar), quando se reunir de forma extraordinária para esse fim (e alguns outros temas de Pauta a mais que ainda não estou autorizado a revelar, mas referem-se em especial ao §1º do Art.35 do Estatuto do Vasco), não terá outra alternativa a não ser tornar sem efeito as indicações desses tais, e dessa forma, o número de integrantes do Conselho de Beneméritos, será automaticamente reduzido para 104 integrantes, aproximadamente.

Mas um fato novo mudou o rumo da História, convidado a entrar e participar do Pleito, o Presidente de Honra do Vasco, Antônio Soares Calçada aceitou o desafio, e mesmo indo contra a um \"Fabricado Colégio Eleitoral\" construído pelo seu opositor nos 7 anos e 6 meses que permaneceu no cargo (quase 70 indicações de \"Beneuricos\", nome técnico dado aos Beneméritos indicados pelo Ex-Presidente, e de autoria desses mesmos Conselheiros), não se fez de rogado e foi para o histórico confronto.

Havia a previsão de uma Ação Judicial sustando em parte ou no todo, os efeitos dessa Eleição, porém, recomendados implicitamente por alguns líderes da estratégia de campanha, que previa estarem do lado de Calçada, pelo menos 90 das pessoas contactadas (de um universo de 176 pessoas com direito a voto) e como eram necessários 89 votos para garantir matematicamente essa vitória, e confiando nas projeções desses líderes, alguns desse Grupo de Conselheiros optou por não ajuizá-las.

Veio a Eleição, e conturbada como era de se esperar com atrasos diversos, acabou por começar bem depois da hora marcada, e nesse momento inicial foi permitida uma metodologia que contraria o previsto nos Art\"s. 19 e 20 (§ Único) do Regimento do Conselho de Beneméritos, que diz que a votação deve ser secreta, e que há a necessidade de ser feita em cédulas que devem ser confecionadas e distribuídas aos presentes devidamente protegidas, para o preenchimento somente no momento do voto.

Ocorre que, ainda baseado no que dissemos no parágrafo anterior, em um gesto supostamente sem demonstrações claras de más intenções de forma explícita (mas implicitamente com claríssimas más intenções), a Mesa Diretora dessa Eleição (Pró-Oposição) acabou por cometer uma irregularidade (mais uma) ao se acatar uma sugestão que em tese era absurda, e entenderemos os porques mais abaixo.

A votação secreta exigida pelo Regimento, e citada acima (inclusive com o seu devido embasamento), foi substituído por uma medida simplória, onde cada uma das Chapas era representada em forma de fichas, simbolizando nas mesmas, particularidades qu indicavam quando eram da Situação e Oposição.

E lá ia o Conselheiro, passava pelo local onde estavam os distribuidores de fichas, pegava a de ambas as Chapas e depositava uma delas na Urna, a partir daí, o certo seria eliminar a ficha que não utilizou (deveria ter sido dispnibilizado um triturador de papéis, para eliminar o \"recibo da coação\"), mas a grande maioria a guardou bem dobradinha, e usou para apresentá-la ao candidato da Chapa \"vencedora\", como o seu \"recibo do voto de cabresto\" e com essa atitude, brecando uma parte de traições que já estavam mais do que prometidas e apalavradas, mesmo de alguns indicados irregularmente, que no dia anterior ligaram para o Presidente Roberto Dinamite declarando o voto.

Qualquer um sabe, que uma cédula única com a opção (em \"x\" ou outro método) de escolha do nome da pessoa que se deseja votar, é o MAIS ÉTICO e CORRETO procedimento, e há 30 anos o Regimento do Conselho de Beneméritos diz que assim que tem que ser!

Porque não foi?

Porque e a quem interessava a comprovação do \"voto de cabresto\", e foi assim que se iniciou o desenho de uma derrota da Situação.

E não há dúvidas, de que em um Colégio Eleitoral \"fabricado\" como foi esse, não seria nada difícil conseguir com números percentualmente idênticos e guardadas as devidas proporções, de forma tal, que possibilitaria até ao Bin Laden exercer a cadeira de Presidente do Estados Unidos da América.

E dessa forma, como recuso-me a contabilizar os votos dos irregularmente indicados, para mim a vitória foi de: Antônio Soares Calçada, por 45 x 23.

O resto é blá-blá-blá de quem não consegue ganhar NENHUMA ELEIÇÃO QUE SEJA LIMPA!

Cabe a ressalva de que quase a totalidade dos integrantes mais idosos do Conselho, votaram com (a favor de) o Roberto e o Calçada, e são \"os mais novos\" (de idade e de tempo de indicação, que chamam de os \"Beneuricos\") os grandes traidores das tradições do Vasco e do egrégio Conselho de Beneméritos do Vasco.

Repetimos que em nada essa Eleição, muda a rotina do Vasco e o Poder que ele (o Ex Presidente) que tanto necessita respirar e ter em mãos, por mais que negue será motivo de orgulho para tal estar compondo a Mesa das cerimônias, sempre sentando ao lado de Dinamite, Luso, Mandarino, Hércules, José Carlos Osório e Etc., a quem sempre ele mesmo criticou de forma contundente e que no tempo certo, será relembrado e saberemos o que tem a dizer sobre o Ex-Presidente na atualidade e o que diziam no passado dele, e o nome disso é COERÊNCIA, princípio esse, que ninguém que seja de bem, jamais deve perder de vista, sob quaisquer pretextos.

E analisando ainda esses números obtidos pela atual Diretoria (45 votos), chegamos a conclusão de algo que já falamos antes, ou seja, a atual Diretoria tem larga vantagem junto ao Conselho Deliberativo com aproximadamente 160 a 170 Conselheiros votantes (de um universo de 300, ou seja, no mínimo tem 55% a 60% dos votos, o que faz com que aprove tudo o que desejar, e sempre, sem nada poder a Oposição fazer para evitar, exceto tumultuar e expor ao Vasco, como sempre fazem).

De qualquer forma, já fica o registro de ser anulável (na verdade ele foi NULA, basta ser requerida essa NULIDADE no tempo certo) essa Eleição, bastando para isso, que CUMPRA-SE o Estatuto do Vasco!

E ele será cumprido, de sorte que não se surpreendam se pelas Vias Administrativas e/ou Judiciais, ainda em 2010, tivermos uma nova Eleição, e dessa vez somente com os VERDADEIROS INTEGRANTES do Conselho de Beneméritos do Vasco, e já sem os \"Beneuricos\" votando, em sua quase totalidade.

Dos 93 votos dados ao \"novo Presidente\" do Conselho de Beneméritos (e em breve daremos a relação nominal dos que ali compareceram, acompanhados do seu ano de indicação, e quais Gestões os indicaram), os 70 que ele indicou de 2002 a 2007 compareceram na íntegra e os demais 23, oscilaram entre os votos deles mesmos (Eurico e Godói) tendo somente do universo de pouco mais de 100 Beneméritos e Grandes Beneméritos restantes, a insignificante marca de 21 votos (cerca de 20%), só relembrando que mesmo sendo a Gestão Calçada a indicar, muitos dos nomes agraciados foram indicados pelo mesmo Eurico, então VP de Futebol e 2º VP Geral do Clube (1986-2000).

Ficam as lições, e fica comprovado quem estava com razão na exposição da melhor e ideal estratégia a ser usada, e infelizmente várias pessoas foram induzidas em erro (ainda que involuntariamente), tal fato não mais ocorrerá e se lutará em todas as instâncias e sob todos os aspectos, para que o melhor para o Vasco prevaleça, e a partir de agora assumem os rumos estratégicos futuros dos Bastidores do Vasco, os Conselheiros e Colaboradores que foram decisivos para dentro de um minucioso planejamento, dar fim a uma quase utópica e indestrutível Dinastia que houvera se instalado no Vasco.

E que essa \"derrota\" sirva de lição, e veio na \"hora certa\" e no momento certo, porque apesar dos fogos de artifício soltados pela Oposição, foi 100% inócua essa vitória e em nada mudará alguma coisa dentro do Vasco.

Para 2011, os comandantes e estrategistas serão outros, a saber, os mesmos que capitanearam o planejamento para as últimas Eleições, que alguns que ganharam grande mídia e projeção, foram meros excutores e o que podemos chamar de \"engenheiros de obras prontas\".

Fica a nossa palavra aos Vascaínos que estamos na luta, junto com dezenas de Conselheiros e que seguiremos combatendo (os que se acham) \"os poderosos\" e buscando o que seja O MELHOR PARA O VASCO!

E um recado especial aos Sócios do Vasco, em especial, os que entraram no Quadro Social de 2009 para cá, não desanimem e pelo contrário, conquistem mais Sócios para o Vasco, e de preferência até Junho de 2010, porque serão vocês quem decidirão os rumos do Vasco nas Eleições de 2011, as quais, todos vocês terão direito a voto.

Continuem ajudando ao Vasco, com o pagamento de suas mensalidades e se mantendo adimplentes para que possam exercer o seu direito de DONOS DO VASCO, quando esse momento chegar, e que já tem data marcada: JUNHO/2011!

Dentro do Clube, e nos Bastidores podem ter a absoluta certeza de que a Equipe do Programa SÓ DÁ VASCO, continuará trabalhando ao lado da Diretoria do Clube (e cada vez mais fortes) e das dezenas de Conselheiros que jamais permitirão, e podem anotar e cobrar isso no futuro, que o PESADELO volte ao Vasco!

Que registre-se e cobre-se no futuro!

Finalizando, estará presente no Programa SÓ DÁ VASCO da próxima 3ª Feira (26/01/2010) o Grande Benemérito Antônio Peralta, afim de conceder o espaço por ele solicitado, para prestar testemunho e esclarecimentos, sobre vários fatos ocorridos nas últimas semanas, desde a certíssima (no sentido de que acontecerá, queiram alguns \"poderosos\" ou não, e doa a quem doer) revisão do caso de alguns Beneméritos e Grandes Beneméritos (que ferem o Estatuto e o Regulamento do Conselho de Beneméritos), passando pela estratégia adotada pela Situação para essa Eleição de ontem, culminando com os comentários acerca de tudo o ali observado (e que tem muito aqui registrado de uma maneira isenta) e com o que nos reserva O FUTURO DO VASCO!

E os nossos parabéns ao \"Novo Presidente\" do Conselho de Beneméritos do Vasco, que ele possa ter um bom Mandato à frente desse Egrégio Conselho (refiro-me aos 104 Conselheiros indicados até 2000), enquanto o Conselho Deliberativo e a Justiça, assim permitirem ou quem sabe até 2012, o que é a meu conceito deveras impossível.

E que ele possa reviver o \"ótimo exemplo\" sempre dado pelo próprio, de exibir tranquilamente e sem qualquer solicitação pelas vias judiciais, como fez com o Contrato do Nations Bank (1998), da Reebok (2006), Habib\"s (2007) e MRV (2008) dentre inúmeros outros, que jamais tiveram cláusulas de confidencialidade alguma e tiveram acesso pleno, geral e irrestrito de todos os Grandes Beneméritos, Beneméritos, Conselheiros e Sócios do Vasco, durante o período em que foi Mandatário do Clube.

Temos agora, a pessoa mais certa e indicada para cobrar SEMPRE o atendimento a essas solicitações, afinal de contas, SEMPRE deu o exemplo.

Ou será que não era bem assim?

Que a resposta a pergunta acima, seja dada por cada Vascaíno!

Saudações Vascaínas!

EQUIPE DO PROGRAMA \"SÓ DÁ VASCO\"

Fonte: SÓ DÁ VASCO
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário