Clube

Opinião: "O sentimento não parou"

No ano da reconstrução, uma vitória para o torcedor acreditar que a volta por cima é possível. Hoje, o vascaíno sorri novamente. Não só pela goleada de 4 a 1 sobre o Botafogo, campeão da Taça Guanabara, no Maracanã. Mas por várias outras coisas.

1. O Vasco-2009 tem um treinador competente e que soube escolher jogadores, passar confiança e dar padrão ao time.

2. O novo Vasco tem um gerente de futebol competente e antenado: Rodrigo Caetano é moderno, organizado e é do ramo, algo raro e fantasioso no clube nas últimas temporadas, com exceção de Paulo Angioni.

3. A equipe é superior (ao cubo) àquela tragédia que vestia a camisa histórica ano passado, cheia de chinelinhos e gente disposta a ir embora a qualquer preço. Uma maioria de jogadores sem o menor respeito e consideração pelo clube.

4. O torcedor comprou o projeto e acredita. E só quem não contribui são alguns dirigentes que, como crianças patéticas, seguem se arranhando em público, em meio às picuínhas e vaidades individuais.

5. Jogadores, como Carlos Alberto, Thiago, Paulo Sergio e Elton, assumiram o clube, suas dificuldades financeiras e comandam o time, sem reclamações e chororô. Tratam o Vasco como ele é: grande. E sabem que, através dele, eles também podem crescer.

Pois então. Vasco e Botafogo foi um ótimo clássico para 30.290 pagantes no Maracanã. O Botafogo tem um boom time, um excelente treinador, mas foi atropelado pelo time de Dorival Junior. E, de mais a mais, Ney Franco deve abrir o olho sob um aspecto. Durante o jogo, detectei alguns excessos de firulas, soberba e marra em alguns jogadores. É normal. O time ganhou a Taça Guanabara. Dá para repôr tudo nos trilhos. E Ney o fará. Mas está claro que o sucesso alvinegro é o coletivo. Se mudar, naufraga.

Voltemos ao Vasco e à melhor partida do ano de Carlos Alberto & Cia. Ritmo alucinante, marcação forte na saída de bola, sufoco nos primeiros minutos. O Botafogo mal passava no meio de campo. E, logo aos dois minutos, passe perfeito de Carlos Alberto para a projeção de Elton: 1 a 0. O Vasco mereceu fazer mais, mas nâo conseguiu. Até que, no meio da primeira etapa, o Botafogo equilibrou as coisas.

No segundo tempo, Ney Franco veio com Gabriel no lugar de Emerson. O time ganhou mais saída de bola pela esquerda, com Thiaguinho compondo com Gabriel por aquele lado. Mas, logo depois de entrar, Rodrigo Pimpão deu lindo passe para Elton: 2 a 0 (4º gol dele no Carioquinha, o 6º na temporada). Tudo parecia sob controle até que Nilton, bom volante, deu um coice em Gabriel e foi expulso. O Botafogo cresceu e Thiaguinho descontou, pondo fim à invencibilidade de 525 minutos de Thiago sem levar gol.

A diferença é que o Vasco-2009 não é covarde e frouxo como o do ano passado. Seguiu perigoso nos contra-ataques. E ganhou um pênalti mal marcado. Paulo Sérgio foi derrubado fora da área. O arbitro viu dentro. E, mesmo com a cobrança irresponsável e anti-desportiva de Leo Lima, aquela insuportável paradinha, o terceiro gol saiu. No fim, mais um passe de Pimpão e o gol de Carlos Alberto, o quinto no campeonato. Destaques: Carlos Alberto, Elton, Jefferson, Ramon e Pimpão.

Uma vitória para o vascaíno acreditar de vez. Não é um timaço, não sei se ganhará alguma coisa. Não importa. A meta em 2009 é voltar à primeira divisão. Se der para ganhar o Estadual ou a Copa do Brasil, com certeza os vascaínos acharão fantástico. Mas o mais importante da temporada é resgatar o orgulho do torcedor. Recuperar a auto-estima. Reabilitar o prazer de ir ao estádio, cantar as músicas e berrar “casaca”. Isso, está claro, já foi conseguido. Independente de qualquer conquista, de qualquer troféu, de qualquer goleada.

O Vasco voltou. O sentimento voltou. Vale a pena acreditar.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário