Futebol

Opinião: Vamos deixar Romário comemorar o milésimo gol

A luta de Romário para chegar ao milésimo gol é o grande assunto do futebol brasileiro no momento. Nos últimos dias só se fala sobre isso. A discussão já começa se realmente o próximo gol do artilheiro será o de número mil. Não faltam historiadores, pesquisadores e, também, alguns detratores que insistem em afirmar que a marca seria uma grande ficção.

Eu vou considerar a lista do jogador, até porque em nenhum momento ele declarou que a lista era só da sua carreira como profissional. Está certo que existem alguns gols marcados como amador, em partidas de confraternização e amistosos \"mandrakes\", mas não podemos negar que o atacante realmente marcou todos os gols listados por ele e sua equipe de historiadores.

Não podemos esquecer também que não existe um critério estabelecido para cadastrar os gols dos jogadores. No caso de Romário, a toda hora surgem listas com número de gols diferentes, mas todos mostram marcas fantásticas. Se contarmos apenas os 902 gols como profissional já seria um número espetacular. Se formos mais exigentes, Romário marcou 717 gols em campeonatos, apenas três a menos da marca de Pelé (720), se usarmos o mesmo critério.

A chegada ao milésimo gol, a festa e a cobertura em torno de Romário é uma grande homenagem de final de carreira para um dos maiores jogadores da história do nosso futebol.

Nunca devemos lembrar do atacante como um exemplo de atleta, mas sim como um brilhante atacante que nasceu para marcar gols. Até porque o próprio Romário tem consciência de que se fosse um atleta realmente profissional poderia ter feito muito mais em sua carreira.

Poucos jogadores sabiam e sabem se colocar tão bem para receber a bola e fazer um gol. O senso de colocação foi fundamental para que o \"baixinho\" se cansasse de fazer gols de cabeça com enorme facilidade, mesmo enfrentando zagueiros de grande estatura.

Poucas vezes se viu um atacante com tamanha frieza para finalizar. Romário foi perfeito atuando dentro da área e sempre encontrava uma maneira de vencer os goleiros adversários. Se para alguns atacantes o gol diminui na hora do chute, para Romário isso nunca aconteceu.

Coragem nunca faltou ao artilheiro. Ele nunca fugiu de uma dividida, assim como nunca se escondeu da responsabilidade em campo. Nunca se viu o atacante fugindo de bater um pênalti, ou \"amarelando\" diante de um jogo decisivo. Poucos teriam a coragem de abandonar o Barcelona ainda em plena forma, após ser eleito o melhor jogador do mundo, para voltar ao Rio de Janeiro e jogar no Flamengo.

Não é nenhum exagero dizer que Romário foi o melhor jogador do futebol brasileiro desde que Pelé parou de jogar. Tivemos excelentes atletas desde que \"o Rei\" se despediu, mas não podemos esquecer que o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 1994 graças a Romário. No esforçado time montado por Carlos Alberto Parreira, Romário sabia que tinha de fazer a diferença, e felizmente fez, decidindo várias partidas para o Brasil naquele mundial.

Vamos parar de implicâncias tolas e vamos deixar Romário comemorar o milésimo gol.

Até a próxima.

Fonte: Colunista - Humberto Peron - Folha Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri