Futebol

Opinião: Vitória e atuação dão mais confiança ao Vasco

Finalmente, depois de dois jogos nos quais o time se apresentou bem, mas não conseguiu vencer, o Vasco voltou a conquistar os três pontos batendo o Internacional por 3 a 1, em Macaé. E tão importante quanto a vitória, que nos tirou do Z4, foi a boa apresentação da equipe, que certamente irá com mais confiança para o clássico com a Mulambada no domingo.

A necessidade de acabar com a série de três derrotas seguidas fez com que o Inter não ficasse esperando no seu campo e com isso tivemos um jogo muito aberto, com ambas procurando o jogo. Mas mesmo diante de um adversário com jogadores qualificados e também passando por um momento em que a vitória era importante, o Vasco não se intimidou e foi superior durante quase todo o jogo. Mostrando uma disposição que não víamos há algum tempo, o meio de campo vascaíno foi muito bem no combate e partia para o ataque em velocidade pelos lados do campo. Foi assim que chegamos ao primeiro gol logo aos nove minutos, após passe de Juninho para Marlone que fez a assistência para Edmilson empurrar para as redes.

O gol fez com que o Vasco diminuísse um pouco a correria e o Colorado passou a gostar do jogo. Esse foi o único momento em que o time gaúcho foi superior, partindo pra cima e obrigando nossa marcação a recuar um pouco. Mas foi num contra-ataque, depois de perdermos uma bola na linha central, que sofremos o gol: num dos poucos momentos em que o sistema defensivo cochilou, D’Alessandro teve tempo para ver a subida do Kleber e espaço para fazer o passe. O lateral cruzou de primeira e encontrou Jorge Henrique livre para cabecear e empatar o jogo.

O Vasco sentiu o golpe e o Inter continuou melhor, criando chances e obrigando Diogo Silva a trabalhar (e bem). A impressão de que a velha história se repetiria trouxe apreensão à torcida, e a preocupação só aumentou quando Dakson se contundiu e Dorival colocou o André em campo, recuando Edmilson. Justo no momento em que nossa defesa tinha mais problemas, saía um meia que ajudava no combate para a entrada de outro atacante.

Mas o time se segurou bem e voltou a crescer na partida. Tanto que antes do intervalo conseguimos ampliar, em uma tabelinha que envolveu Juninho, André, o volante Ygor – que estando no Colorado deu um passe melhor que qualquer outro na sua passagem pelo Vasco – e Marlone acabou no 10º gol do centroavante no Brasileirão.

Dunga mexeu na sua equipe no intervalo e com a entrada do uruguaio Forlán parecia que viria com tudo para tentar o empate. Mas nosso adversário não conseguiu a reação esperada e voltamos a controlar o jogo. A vantagem no placar nos fez jogar no contra-ataque, explorando a velocidade do Willie, que entrou no lugar de Edmilson. A tática deu certo: numa subida colorada, Cris dá uma espanada e o próprio Willie aproveita, entrando livre pela diagonal para marcar o terceiro. Os gaúchos ainda tentaram diminuir, mas os dois gols de vantagem acabaram desanimando nossos adversários, que tiveram que ouvir até os gritos de olé vindos da arquibancada.

Como disse Dorival Jr. na coletiva, ainda estamos numa posição incomoda demais para comemorar. Mas a forma como foi construído o resultado, com um bom futebol, dá um novo ânimo para a torcida. Foi uma vitória coletiva, de um time mais solidário, e num momento importantíssimo para o Vasco. Agora é esperar a mulambada para iniciarmos a reação no campeonato.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário