Futebol

Outros jogadores que trabalharam com Doriva no Ituano podem chegar

A conquista do Campeonato Carioca pelo Vasco serviu para Doriva se firmar em sua curta carreira como treinador, mas o surpreendente feito realizado ano passado, quando levou o Paulistão com o modesto Ituano, ainda é lembrado e lhe rende frutos e companhias. Em São Januário, por exemplo, o treinador já tem sua pequena "república de Itu", que pode aumentar ainda mais no decorrer da temporada.

Quando chegou ao Cruzmaltino, o técnico reencontrou o zagueiro Anderson Salles e o atacante Rafael Silva, que estavam no elenco do clube paulista em 2014. O segundo, inclusive, acabou sendo decisivo no Estadual do Rio ao marcar dois gols nas finais da competição.

Após a conquista, por indicação do comandante, chegou ao Vasco o meia Jackson Caucaia, outro integrante do histórico elenco do Ituano e homem de confiança do treinador.

"Sem dúvida a contratação tem o dedo do treinador. Ele trabalhou com o Doriva, o técnico confia nele. Jackson está dentro da nossa expectativa para que venha somar e nos ajudar nessa empreitada", disse, na época da apresentação de Caucaia, o vice de futebol, José Luiz Moreira. 

Prestigiado ainda mais com o presidente Eurico Miranda após recusar uma sedutora oferta do Grêmio, Doriva pode angariar novos pupilos para dentro do clube. De olho no sucesso do trabalho do técnico, alguns de seus ex-jogadores têm lhe procurado em busca de uma vaga no Vasco. Um deles é o meia Esquerdinha, que recentemente não chegou a um acordo de renovação com o Goiás e se mostrou disposto a defender o Cruzmaltino.

O atleta, que foi destaque no título paulista de 2014, revelou recentemente o pedido pessoal a Doriva para atuar no time carioca e até uma conversa entre seu empresário e José Luiz Moreira. A diretoria cruzmaltina, por sua vez, não confirma a negociação. Esquerdinha ainda tem contrato com o Ituano e, caso não acerte alguma transferência, terá que retornar ao clube do interior de São Paulo.

O volante Paulinho, que foi contratado pela Ponte Preta no fim do ano passado, já chegou a ser elogiado por Doriva em algumas entrevistas. Contratado no início desta temporada, ele ainda não conseguiu se firmar entre os titulares da Macaca por ter sofrido lesões. Neste Campeonato Brasileiro, atuou apenas na estreia, no empate com o Grêmio. Nos tempos de Ituano, o treinador o considerava um "coringa" no time.

O comandante vascaíno ainda conta no seu dia a dia de trabalho com Eduardo Souza, o mesmo auxiliar dos tempos do clube paulista. Juntos, ele adotaram no Cruzmaltino um estilo de jogo bem parecido com o que fez sucesso no Ituano, com um sistema defensivo forte e que sofre poucos gols. 

Ney Franco criou a 'república do pão de queijo' no Fla
A continuidade de trabalho com jogadores que fizeram sucesso em clubes de menor expressão não é uma exclusividade de Doriva no Vasco. Em 2006, o até então prodígio técnico Ney Franco, que chamou a atenção com o modesto Ipatinga, foi contratado pelo Flamengo e com ele trouxe três atletas de sua confiança: os meias Walter Minhoca e Léo Medeiros e o atacante Diego Silva, que carregaram a alcunha de formarem a "república do pão de queijo" na Gávea. O trio, no entanto, não conseguiu vingar no Rubro-Negro.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri