Torcida

Paixão que supera a falta de títulos

Apesar do jejum de títulos , os torcedores vascaínos não desanimam e fazem questão de apoiar e mostrar o amor pela equipe de São Januário

Dia 23 de março de 2003. Você, vascaíno, lembra-se desta data? Cinco anos atrás, o Vasco vencia o Fluminense, por 2 a 1, no Maracanã, e conquistava mais um Campeonato Carioca. Um dia comum para um clube acostumado a tantas glórias, não fosse pelo fato desta ter sido a última vez em que a equipe levantou o caneco. Nesta temporada, a grande esperança da torcida era a Copa do Brasil, mas as chances de um título foram para o espaço junto com o pênalti batido por Edmundo, na semifinal contra o Sport. Entre os torcedores, a pergunta é apenas uma: afinal, quando o Gigante da Colina será campeão novamente?

Apesar de terem dormido de sábado para domingo com seu time do coração na terceira colocação, os torcedores sabem que, no Campeonato Brasileiro, é difícil colocar a mão no fogo pelo Vasco. O time terá pela frente adversários com elencos fortes e homogêneos. Além disso, sua frágil defesa pode ser um grande empecilho na luta pelas primeiras colocações.

Agora, o clube deve depositar todas as suas fichas na Copa Sul-Americana, cujo formato de mata-mata aumenta as chances do Vasco, que teve uma boa participação na edição do ano passado. São Januário, aliás, é a principal arma do clube neste tipo de competição, que dará ao campeão o direito de disputar a Libertadores.

Torcida

Os mais de cinco anos de jejum não abalaram em nada a confiança do verdadeiro vascaíno. No ano passado o estádio ficou conhecido por todo Brasil pela música "São Januário, meu caldeirão". Sua origem remete aos espetáculos que a torcida cruzmaltina fez ao longo do Campeonato Brasileiro, quando o time raramente perdia jogando em casa.

Como a chama da paixão não exige retribuição para continuar viva, São Januário continua sendo e, por um bom tempo, ainda será um verdadeiro caldeirão. As crianças que assistem aos treinos, muitas vezes jogadores das divisões de base ou meros torcedores-mirins, como o da foto abaixo, mantêm a esperança viva no coração da Colina. Elas são a manifestação viva de uma célebre frase do ex-presidente do clube, Cyro Aranha, que está estampada no verso da camisa da escolinha de futebol do Vasco: "Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal!".

Fonte: Jornal dos Sports
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir