Torcida

Papai Joel e Marcelo Adnet recordam momentos do clássico dos alvinegros

Em um encontro descontraído, o humorista botafoguense Marcelo Adnet e o treinador Joel Santana lembraram grandes momentos em clássicos envolvendo Botafogo e Vasco. A conversa teve ainda um momento bilíngue, onde o técnico abriu uma exceção e falou sobre as brincadeiras que fazem com a sua peculiar maneira de se expressar em inglês.

- Eu sabia que você ia fazer essa pergunta. Eu tinha falado com a tua assessora ontem que eu não ia falar sobre esse assunto. Tá me enrolando há 15 minutos, falando um monte de coisa, de Botafogo, de gol, tava querendo saber até onde ia chegar - disse Joel Santana quando Adnet tocou no tema.

Antes disso, o papo foi o clássico. Joel Santana, que dirigiu os quatro grandes clubes cariocas em sua carreira, escolheu as suas duas partidas marcantes entre Vasco e Botafogo. Um deles terminou em título para o Alvinegro, na decisão do Campeonato Carioca de 1997. Já pelo lado vascaíno, o jogo que não sai da memória de Joel é a goleada de 7 a 0 aplicada pelo Cruzmaltino no Estadual de 2001.

- Tive um Vasco e Botafogo, que o Botafogo foi campeão com o Dimba. Me lembro até do lance. Batemos o lateral para o Dimba, ele como não queria nada driblou, bateu o cabeça-de-área e fez o gol. E eu tive um Vasco e Botafogo também que foi interessante. Tinha um time mortal, com Euller, com Romário. Nós fomos jogar contra o Botafogo no Maracanã, e o Botafogo estrategicamente achou que tinha de partir para cima. Aí meu amigo... não posso nem falar. Eu não falo - afirma Joel Santana.

Marcelo Adnet recordou também dois clássicos entre Vasco e Botafogo. Um deles na sua infância, onde o vascaíno Roberto Dinamite fez um golaço. O outro foi o empate em 4 a 4, nas semifinais do Carioca de 2007, quando o Alvinegro se classificou para a decisão nos pênaltis e Romário não conseguiu marcar o seu milésimo gol.

- O Vasco e Botafogo da minha vida, engraçado, foram dois também. Um deles eu lembro muito bem, foi em 1989. Eu tinha sete anos de idade. Foi pelo Estadual, 1 a 1. O Botafogo ganhando de 1 a 0, o Roberto Dinamite mata a bola no peito e dá um sem pulo. O outro jogo que não me esqueço, eu tava no Maracanã, e foi um jogo que a gente ficou eletrizado. Foi um 4 a 4, do gol mil do Romário que não saiu e o Botafogo ganhou nos pênaltis do Vasco. Foi um jogaço, o Vasco fez 2 a 0 em 10 minutos.

No entanto, o humorista insistiu de várias maneiras fazer Joel tocar no assunto do "inglês". Chegou até a sugerir que o treinador poderia ir trabalhar na América do Norte.

- Eu tenho um sonho Joel. Eu queria ver você sendo técnico lá nos Estados Unidos - disse Adnet.

A resposta do treinador não foi em inglês, mas Joel mostrou um lado filósofo.

- Na vida tudo pode. No futebol nunca se fala não. Você dorme de um jeito e acorda de outro.

Já sobre a forma como fala inglês, o treinador explicou porque se expressou daquela maneira e ainda cutucou aqueles que o criticam. Mas Joel garante que as brincadeiras que fazem sobre o episódio não lhe incomodam.

- Sabe o que acontece? Aqui no Brasil todo mundo fala inglês. Aqui todo mundo fala, fala mal. Todos os jogos quando terminam, colocam aquele painel atrás e vêm falar com o treinador. Eu ainda tava nervoso por causa do jogo, e achei que estava falando normalmente para lá e joguei. Aí deu aquela parafernália toda, que no fundo no fundo foi legal.

Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo, pelo Campeonato Carioca, às 16h, no Maracanã.. As duas equipes estão com 29 pontos na tabela.

Fonte: SPORTV
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir